Gigante canadense produziu três toneladas de cannabis em Portugal

Fotografia que mostra a plantação em Aljustrel, em Portugal, de um ângulo no qual as fileiras de plantas e estacas convergem para o ponto de fuga da imagem, e a estreita faixa de uma colheita que divide a linha do horizonte com um céu limpo. Foto: Flowr Corporation.

A Flowr Corporation conseguiu plantar mais de 30 hectares de maconha ao ar livre na cidade de Aljustrel, no sul do país. As informações são do Jornal Económico

Um ano depois de ter iniciado as operações em Portugal num investimento de cerca de 6 milhões de dólares (31,8 milhões de reais), a Flowr Corporation anunciou, nesta terça-feira, que a área de cultivo em Aljustrel, com cerca de 40 mil plantas, produziu, aproximadamente, três toneladas de flor de cannabis com alto teor de THC. O investimento inicial previa que a gigante canadense produzisse cerca de 500 toneladas por ano.

“Desde que a nossa parceria com a Terrace Global começou em maio de 2020, fomos capazes de importar um conjunto diversificado de genética de ponta de THC para Portugal, plantar mais de 30 hectares de cannabis medicinal ao ar livre e implementar a infraestrutura que é antecipada para nos permitir alavancar mais de 180 hectares de potencial de cultivo de cannabis ao ar livre no futuro”, comenta Vinay Tolia, CEO da Flowr, em um comunicado de imprensa.

Leia mais: Primeira fábrica de medicamentos à base de maconha é autorizada em Portugal

O responsável garante não haver “nenhum outro projeto como este” no bloco europeu e espera, por isso, “poder alavancar esta capacidade de cultivo de baixo custo para produzir um conjunto diversificado de produtos derivados, bem como flores secas, que acreditamos que serão lançadas com certificação” de boas práticas de fabricação (GMP).

Dessa colheita, a farmacêutica canadense informa que renderam aproximadamente 35 quilos de flor seca de cannabis com mais de 20% de THC, “sendo que a empresa espera obter a certificação GMP europeia em 2021”.

Leia mais: Novas diretrizes de produção de cânhamo entram em vigor em Portugal

Além destes resultados, a Flowr anuncia ainda o acordo de armazenagem estratégico com a Tilray, pelo qual as partes concordaram com a armazenagem de cannabis medicinal com certificação GMP nas instalações da empresa em Sintra, Portugal.

“As partes vão comprometer-se a desenvolver uma abordagem colaborativa com o objetivo de alavancar a União Europeia com as instalações com certificação GMP em Portugal destinadas à armazenagem de produtos de cannabis medicinal para o mercado europeu”, diz o comunicado.

Leia também:

Conheça a maior fazenda de cannabis legal da Grã-Bretanha

#PraCegoVer: em destaque, fotografia que mostra a plantação em Aljustrel de um ângulo no qual as fileiras de plantas e estacas convergem para o ponto de fuga da imagem, e a estreita faixa de uma colheita que divide a linha do horizonte com um céu limpo. Foto: Flowr Corporation.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!