Fumantes de cannabis apresentam taxas mais altas de enfisema do que pessoas que fumam apenas tabaco, diz estudo

Foto mostra a face de uma pessoa, de bigode e cavanhaque, que tem um baseado aceso à boca e vai com os dedos indicador e polegar em direção ao cigarro. Crédito: Kindel Media / Pexels.

A fumaça da maconha pode causar mais danos aos pulmões do que a do tabaco, segundo um estudo canadense — a maioria dos fumantes de maconha também fuma cigarro, apontam pesquisadores

As pessoas que fumam cannabis têm maior probabilidade de sofrer certos tipos de doenças respiratórias do que pessoas que fumam apenas tabaco, de acordo com um pequeno estudo que revisou exames pulmonares de fumantes.

Uma equipe de pesquisadores afiliados ao Hospital de Ottawa, no Canadá, analisou os exames de tomografia computadorizada de tórax de 56 fumantes de maconha, 57 não fumantes e 33 fumantes apenas de tabaco entre 2005 e 2020.

Os pesquisadores encontraram taxas mais altas de inflamação das vias aéreas e enfisema entre fumantes de cannabis em comparação com fumantes apenas de tabaco e não fumantes.

Leia também: Usuários regulares de maconha são menos propensos a sintomas de sinusite, diz estudo

“O que é único neste estudo é que não houve nada comparando os achados de imagem em fumantes de tabaco com fumantes de maconha antes”, disse Giselle Revah, radiologista e professora assistente da Faculdade de Medicina da Universidade de Ottawa. “Na verdade, há uma falta de pesquisa de imagem na maconha, provavelmente por que ainda é ilegal em muitas partes do mundo e em muitos estados dos EUA.”

As descobertas sugerem que os fumantes de cannabis observaram mais efeitos nos pulmões do que os fumantes apenas de tabaco, especificamente mais casos de enfisema parasseptal e alterações inflamatórias das vias aéreas, como bronquiectasia, espessamento da parede brônquica e impactação mucoide.

Revah acredita as taxas mais altas de doenças das vias aéreas entre os fumantes de maconha em comparação com os tabagistas podem estar relacionadas às diferenças em como as drogas são normalmente consumidas.

“A maconha é [geralmente] fumada sem filtro, ao contrário do tabaco, que geralmente é filtrado. Quando você fuma maconha não filtrada, mais partículas atingem suas vias respiratórias, sendo depositadas lá e irritando suas vias respiratórias”, disse ela à AFP.

Leia mais: Uso vaporizado de maconha com alto teor de THC melhora a qualidade de vida, diz estudo

Ao mesmo tempo, ela acrescentou, “as pessoas costumam dar grandes baforadas e reter a fumaça em seus pulmões por mais tempo para a maconha, o que pode levar a mais traumas nesses espaços aéreos”.

Em seu artigo, publicado na Radiology, os pesquisadores admitem que não foram capazes de estabelecer uma associação definitiva entre fumar cannabis e enfisema, e que “a causalidade precisa ser examinada em coortes maiores de pacientes com dados prospectivos de quantificação precisos”.

Além das patologias relacionadas às vias aéreas, o estudo também observou que a ginecomastia — aumento exagerado das glândulas mamárias em homens — foi mais comum entre os fumantes de maconha do que entre os fumantes de tabaco ou não fumantes.

Dito isso, o estudo apresenta algumas limitações, como o pequeno tamanho da amostra — o que implica em conclusões fracas — e o fato de a maioria dos fumantes de maconha também fumar tabaco, sendo que “os efeitos sinérgicos dessas duas substâncias não podem ser efetivamente avaliados”.

Uma pesquisa separada da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, descobriu que fumar cannabis por um tempo prolongado leva a pulmões inflados demais, aumenta a resistência ao fluxo de ar em maior medida do que o tabaco e prejudica a capacidade de extração de oxigênio da respiração.

As descobertas vêm do Estudo Multidisciplinar de Saúde e Desenvolvimento de Dunedin, que documentou o uso de maconha e mediu a função pulmonar ao longo da vida adulta até os 45 anos em mais de mil indivíduos.

Leia também:

Pessoas que usam cannabis para fins medicinais são mais propensas a usar nicotina, diz estudo

#PraTodosVerem: foto mostra a face de uma pessoa, de bigode e cavanhaque, que tem um baseado aceso à boca e vai com os dedos indicador e polegar em direção ao cigarro. Crédito: Kindel Media / Pexels.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!