EUA: população apoia acesso a serviços bancários para empresas canábicas

Foto que mostra, em plano fechado, um pequeno ramo de cannabis (maconha) sobre um leque de notas de dólares. Imagem: Marco Verch | Flickr.

Pesquisa divulgada pela Associação Americana de Banqueiros revela que sessenta e oito por cento dos entrevistados são favoráveis aos legisladores aprovarem a legislação que permite o acesso aos serviços bancários pelos negócios de cannabis

O acesso de empresas de cannabis a serviços bancários, como contas correntes e empréstimos comerciais, em estados onde a maconha é legal, é apoiado pela maioria dos estadunidenses, segundo uma nova pesquisa divulgada pela Associação Americana de Banqueiros (ABA) na semana passada.

A pesquisa fez duas perguntas sobre os bancos de maconha. A primeira perguntou se os entrevistados apoiam ou se opõem a permitir que as empresas de cannabis “acessem serviços bancários tradicionais, como uma conta corrente ou empréstimo comercial, em estados onde a cannabis agora é legal”. Sessenta e cinco por cento disseram apoiar a política (com 40% apoiando fortemente), enquanto 15% responderam ser contra — 21% marcaram a opção “não sei / sem opinião”.

A segunda pergunta envolvendo o tema questionou aos entrevistados se eles apoiam ou se opõem à “aprovação pelo Congresso da legislação que permite que empresas de cannabis tenham acesso a serviços bancários e produtos financeiros”. Sessenta e oito por cento disseram concordar que os legisladores deveriam aprovar a lei, com apenas 15% se opondo e 16% sem opinião.

Leia mais: Banco de cannabis Safe Harbor se torna público através de fusão com SPAC

“Os consumidores concordam claramente que agora é a hora de resolver o conflito em andamento entre as leis estadual e federal para que os bancos possam atender à cannabis legal e negócios relacionados à cannabis”, disse o presidente e CEO da ABA, Rob Nichols, em comunicado à imprensa. “Fazer isso ajudará os bancos a atender às necessidades de suas comunidades, melhorando a segurança pública, aumentando a eficiência da cobrança de impostos e melhorando a transparência financeira da indústria da cannabis”.

 

 

A pesquisa foi realizada on-line pela Morning Consult, entre 18 e 19 de fevereiro, e envolveu uma amostra nacional de 2.210 adultos, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais.

O projeto de lei sobre acesso bancário aos negócios de cannabis que tramita no Congresso estadunidense é o SAFE Banking Act (Ato Bancário de Execução Justa e Segura), que já foi aprovado seis vezes na Câmara — sendo a última vez como uma emenda ao projeto que aborda questões para enfrentar a concorrência da China.

Leia: Empresa da Pensilvânia se torna a primeira nos EUA a fornecer maconha legalmente para pesquisa

“O SAFE Banking Act é a melhor oportunidade para promulgar algum tipo de reforma federal da cannabis neste ano e servirá como o primeiro de muitos passos para ajudar a garantir que os negócios de cannabis sejam tratados da mesma forma que qualquer outro negócio legal e legítimo”, disse o representante Ed Perlmutter (D), defensor da medida, em declaração.

As disposições bancárias enfrentam resistência no Senado, onde um grupo de parlamentares, incluindo o líder da maioria Charles E. Schumer (D), se opõe a avançar uma lei bancária de cannabis sem um esforço mais amplo para revisar as leis aplicáveis à planta.

Schumer divulgou um projeto de lei em julho que legalizaria a maconha federalmente nos EUA, removendo-a do Ato de Substâncias Controladas, enquanto permitiria que os estados continuassem a decidir se autorizam ou não as vendas comerciais.

Dito isso, as empresas de cannabis que operam em estados legalizados estão sofrendo com o conflito entre as leis estaduais e federal, sendo obrigadas muitas vezes a coletar nos estabelecimentos de varejo e transportar o dinheiro das vendas de maconha em carros blindados e ainda ter o dinheiro apreendido pela polícia, além de se tornarem alvos de roubos, assaltos e invasões.

Leia também:

Estadunidenses estão preferindo maconha em vez de álcool, revela pesquisa

#PraTodosVerem: fotografia mostra um pequeno ramo de cannabis sobre um leque de notas de dólares. Imagem: Marco Verch | Flickr.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!