Doutora responde: qual a diferença entre os produtos de associações e os de farmácia?

Fotografia mostra a cânula de um conta-gotas cheia de substância amarela translúcida, de onde sai uma gota do líquido, e um fundo em tons de verde. Imagem: Freepik / rawpixel.com.

Em sua coluna semanal, a Dra. Amanda Medeiros responde às principais dúvidas de leitores da Smoke Buddies sobre cannabis e saúde

A cannabis é indicada para o tratamento de bipolaridade? Qual a diferença entre os produtos de associações e os de farmácia? Como tratar enxaqueca com cannabis? Confira, a seguir, as respostas da doutora Amanda Medeiros, médica prescritora com certificação internacional em medicina canabinoide e experiência prática em clínica geral integrativa.

A cannabis é indicada para o tratamento de bipolaridade?

Sim, temos bons resultados para tratamentos de bipolaridade. Porém, é preciso tomar cuidado em usar o THC, dependendo do quadro. Se o paciente estiver com psicose ativa, em surto ou em mania, que pode acontecer nos picos de bipolaridade, optamos por estabilizar esse quadro, com terapia e canabidiol para neuroproteção, e em um segundo momento podemos pensar nos outros fitocanabinoides: CBN, CBG, THC. Antes, é preciso avaliar a condição psiquiátrica, começando o tratamento com um produto rico em canabidiol.

Qual a diferença entre os produtos de associações e os de farmácia?

Os produtos de farmácia são oriundos da indústria farmacêutica, então o modo de preparação da planta é diferente, normalmente em larga escala, o método de extração que as grandes farmacêuticas usam é o CO2, mas o que vai dizer a diferença mesmo é a cromatografia, como se fosse o RG do óleo, que diz quais fitocanabinoides estão presentes ali. Os produtos de associações, por sua vez, são mais artesanais, normalmente não são produzidos em larga escala, a metodologia de extração costuma ser o etanol. Hoje, no Brasil, nem todas as associações têm cromatografia, por isso fica mais difícil dizer a composição de cada óleo.

Como tratar enxaqueca com cannabis?

Podemos tratar a enxaqueca de duas maneiras: de forma preventiva, tratando os gatilhos para evitar as crises, e assim podemos usar óleo rico em CBD, para amenizar a ansiedade do paciente, melhorar o sono, etc. Se o caso estiver relacionado com bruxismo, o CBD também ajuda a desinflamar o maxilar e a cervical, onde há compressão. Já o THC pode ser usado nos momentos de dor aguda, gerando relaxamento muscular e analgesia. Dessa forma, a cannabis medicinal é aliada nos tratamentos de enxaqueca para prevenir e tratar os sintomas.

Leia também:

Doutora responde: o delta-8-THC pode ser usado no tratamento de quais doenças?

#PraTodosVerem: Fotografia mostra a cânula de um conta-gotas cheia de substância amarela translúcida, de onde sai uma gota do líquido, e um fundo em tons de verde. Imagem: Freepik / rawpixel.com.

mm

Sobre Dra Amanda Medeiros Dias

Médica, pós graduada em pediatria e nutrologia pediátrica, cursando psiquiatria infantil pelo CBI of Miami e com certificação internacional em medicina endocanabinoide pela Green Flower, na Califórnia (EUA). Tem experiência na prática em clínica geral integrativa com crianças e adultos, com visão holística, olhando o paciente como um todo. Além de prescritora, é paciente de cannabis medicinal desde 2018. Diretora técnica no Instituto Coração Valente, médica da Clínica Gravital e voluntária em projetos da UNA (Unidos pela Amazônia). CRM - 39.234 PR
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!