Doutora responde: “O tratamento pediátrico com cannabis é indicado para TDAH?”

Foto, tirada de cima pra baixo, mostra dois frascos, um fechado e outro aberto, contendo substância amarelada, junto a um conta-gotas contendo um pouco de óleo e uma pequena folha de maconha (cannabis), sobre uma superfície cinza-clara irregular. Imagem: Freepik. CBD dermatite

Em sua coluna, a Dra. Amanda Medeiros discorre sobre casos clínicos enviados pelos leitores da Smoke Buddies

Médica prescritora com certificação internacional em medicina canabinoide e experiência prática em clínica geral integrativa, a doutora Amanda Medeiros compartilha seu conhecimento sobre questões ligadas à saúde em que a cannabis pode funcionar como ferramenta terapêutica.

Mas, atenção: a informação compartilhada NÃO é uma orientação médica para todos os casos semelhantes — se você se identifica com a situação, consulte um médico sobre sua situação.

Leia também: “Tenho depressão e ansiedade. O THC atrapalha o tratamento?”

Tem alguma dúvida relacionada à cannabis e saúde? Escreva para redacao@smokebuddies.com.br e envie sua pergunta para a Dra. Amanda.

“Minha filha de 5 anos foi diagnosticada com TDAH. O tratamento pediátrico com cannabis é indicado?”

O TDAH, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, é um transtorno neuropsiquiátrico que afeta principalmente crianças e adolescentes, envolve falta de atenção, impulsividade, impaciência e muitas vezes dificuldade no aprendizado escolar . Embora existam medicamentos disponíveis, muitos pacientes não respondem bem ou apresentam efeitos colaterais desagradáveis.

A cannabis e seus canabinoides, como o tetrahidrocanabinol (THC) e o canabidiol (CBD), tem sido estudada como tratamento para o TDAH. Esses compostos são capazes de interagir com o sistema endocanabinoide do paciente, que interage com o nosso sistema nervoso central regula funções do organismo, além de ajudar na produção e recaptação da dopamina. Estudos recentes mostraram que a cannabis pode ajudar a melhorar o quadro geral: a concentração, a hiperatividade e a impulsividade.

Em relação ao uso pediátrico, não existem contraindicações diretas para o uso da cannabis em crianças e adolescentes, pelo contrário: é comprovado cientificamente ser seguro. Logicamente, como sempre, o tratamento deve ser acompanhado por um médico.

Leia também:

Doutora responde: “Fumar maconha na gestação é prejudicial para meu bebê?”

mm

Sobre Dra Amanda Medeiros Dias

Médica, pós graduada em pediatria e nutrologia pediátrica, cursando psiquiatria infantil pelo CBI of Miami e com certificação internacional em medicina endocanabinoide pela Green Flower, na Califórnia (EUA). Tem experiência na prática em clínica geral integrativa com crianças e adultos, com visão holística, olhando o paciente como um todo. Além de prescritora, é paciente de cannabis medicinal desde 2018. Diretora técnica no Instituto Coração Valente, médica da Clínica Gravital e voluntária em projetos da UNA (Unidos pela Amazônia). CRM - 39.234 PR
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!