Em sua coluna, a doutora Amanda Medeiros responde às principais dúvidas de leitores da Smoke Buddies sobre cannabis e saúde
Médica prescritora com certificação internacional em medicina canabinoide e experiência prática em clínica geral integrativa, a doutora Amanda Medeiros compartilha seu conhecimento sobre questões ligadas à saúde em que a cannabis pode funcionar como ferramenta terapêutica.
Leia também: “O que você espera da medicina canábica em 25 anos?”
Mas, atenção: a informação compartilhada NÃO é uma orientação médica para todos os casos semelhantes — se você se identifica com a situação, consulte um médico sobre sua condição.
Tem alguma dúvida relacionada à saúde? Escreva para redacao@smokebuddies.com.br e envie sua pergunta para a Dra. Amanda.
A cannabis pode auxiliar no tratamento da diabetes?
A cannabis pode, sim, auxiliar no tratamento da diabetes. O canabidiol (CBD), por exemplo, é um composto que protege as células do pâncreas, responsáveis pela liberação de insulina para o corpo.
Há estudos que reforçam que a cannabis melhora nosso metabolismo, atuando no sistema endocanabinoide e controlando as citocinas inflamatórias e nossa sensibilidade à insulina, e tudo isso pode influenciar positivamente no controle da glicemia. Então, sim, a cannabis pode ajudar no manejo da doença.
Existe ainda um estudo de pesquisadores da Universidade de Ciências Médicas no Irã, publicado em 2023 na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, que revelou que usuários de cannabis têm menor risco de desenvolver diabetes tipo 2 – e tem a ver com justamente a melhora no metabolismo que os canabinoides podem proporcionar.
Foto de capa: isens usa | Unsplash
Leia também: