Deputado do Piauí quer retomar pauta sobre medicamentos de maconha

Fotografia, em vista aérea, mostra uma pequena folha de cannabis apoiada em uma colher de madeira contendo sementes descascadas da planta, próximo a dois frascos transparentes de tampa metálica e tamanhos diferentes contendo óleo e cinco cápsulas oleosas, em uma superfície cinza-escuro lisa. Foto: Pexels / Kindel Media.

Ziza Carvalho diz que projeto de lei certamente será aprovado na atual legislatura

Atualização: em junho de 2023, foi sancionada a Lei nº 8.085, que dispõe sobre o incentivo à pesquisa científica com cannabis para uso medicinal e a política estadual de distribuição gratuita de medicamentos à base de maconha nas unidades de saúde pública estaduais e privadas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) no estado do Piauí.

O deputado estadual do Piauí Ziza Carvalho (MDB) disse que a pauta sobre a distribuição gratuita de medicamentos de cannabis no sistema público de saúde do estado será retomada em seu novo mandato.

A declaração foi feita na manhã dessa quarta-feira (8) após o parlamentar tomar posse do cargo no lugar do deputado Pablo Santos (MDB), que foi nomeado para a Secretaria de Turismo.

Leia também: Governador do Amapá veta projeto de distribuição gratuita de canabidiol

“Uma pauta muito importante que eu quero continuar lutando e já tenho quase o consenso da maioria das bancadas é a aprovação do medicamento à base de canabidiol, a cannabis medicinal, que tramita aqui na Casa e certamente iremos aprová-lo nessa legislatura”, afirmou Ziza à TV Assembleia.

Durante a sessão plenária, o deputado parabenizou a deputada Janaínna Marques (PT) pela apresentação de um projeto de lei que visa instituir a política estadual de fornecimento gratuito de medicamentos de cannabis e solicitou que a proposta seja apensada ao seu PL, que tem o mesmo teor.

Leia mais: Deputado apresenta projeto sobre medicamentos de cannabis em Tocantins

“O projeto da deputada Janaínna Marques regulamenta o medicamento à base de canabidiol. Essa proposta já está em tramitação desde a legislatura passada, cujo relator é o deputado Henrique Pires (MDB), então solicito que o projeto da deputada seja apensado ao meu projeto para que o relator possa analisar uma forma de junção dos projetos e a gente possa, de uma vez por todas, deliberar esse assunto”, comentou o parlamentar, ressaltando que a regulamentação de medicamentos à base de maconha já está acontecendo em todos os estados do Brasil.

 

 

Ziza apresentou o projeto pela primeira vez em setembro de 2021, mas o texto foi arquivado em dezembro do mesmo ano pela Comissão de Constituição e Justiça.

Leia também:

Maranhão: PL que assegura acesso à terapêutica canábica é apresentado na Assembleia

Fotografia de capa: Pexels / Kindel Media.

mm

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. http://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!