Cultivo em fibra de coco: vantagens e principais técnicas de fertilização

fotografia de capa mostra os produtos da linha DualPart Coco, da Master Plants, e um espaço para cultivo com várias mudas de plantas.

Descubra como a fibra de coco proporciona resultados positivos em diferentes tipos de cultivo e saiba como utilizá-la em sua horta com os nutrientes da linha DualPart Coco

Se você cultiva flores, hortaliças, microverdes ou até mesmo espécies frutíferas, certamente já ouviu falar sobre o uso da fibra de coco e das possibilidades que esse substrato apresenta, especialmente para os tipos de cultivo indoor. 

Apesar de sua utilização ter se tornado bastante comum, você sabe exatamente a origem desse substrato, quais seus benefícios, em quais tipos de cultivo ele mais tem sido usado, como ele se tornou tão popular e por que o Dual Part Coco, da Terra Aquatica, é o melhor fertilizante mineral para o cultivo em fibra de coco no mercado brasileiro? Para encontrar essas respostas e descobrir como utilizar o Dual Part Coco, continue a leitura. 

O que é a fibra de coco? 

Extraída do mesocarpo do coco, que é a camada externa e fibrosa que envolve a semente do fruto, a fibra de coco é um substrato que apresenta atributos físicos, biológicos e químicos extremamente benéficos para o cultivo de diferentes plantas e hortaliças. 

Seja na forma de pó, fibra ou cavaco, esse substrato, que é adaptável a diversos tipos de adubos, também é considerado uma alternativa sustentável e orgânica para os cultivos outdoor e indoor. 

Isso por que nos plantios feitos no solo, que enfrentam desafios como os períodos de estiagem, a fibra de coco retém os nutrientes necessários para que o desenvolvimento da lavoura aconteça mesmo em temperaturas elevadas. Já no cultivo indoor, a fibra garante que seja possível controlar o ambiente de plantio para que a plantação cresça e alcance seu nível de maturação com o máximo de aproveitamento. 

 

Quais as vantagens do cultivo em fibra de coco? 

Armazena e distribui nutrientes 

A fibra de coco apresenta um alto índice catiônico, que nada mais é do que a capacidade de reter íons positivos com os nutrientes, liberando-os de forma gradativa e de acordo com as necessidades da planta. 

Retém umidade 

Assim como faz com os nutrientes, a fibra de coco também é capaz de reter umidade, enviando os níveis adequados de água para a planta. Dessa forma, esse substrato impede que as raízes fiquem encharcadas, além de evitar a evaporação de água, o que é importante para as áreas de cultivo em regiões áridas. 

Previne o surgimento de doenças e plantas espontâneas 

As mantas de fibra de coco, utilizadas no cultivo de morango, alface e outras hortaliças, previnem o surgimento de plantas espontâneas, também conhecidas como ervas daninhas, e doenças fúngicas, evitando perdas na plantação. 

Principais técnicas de fertilização com fibra de coco 

Fertirrigação 

Entre as técnicas de fertilização que utilizam a fibra de coco, está a fertirrigação, que consiste em distribuir os nutrientes na plantação durante a rega. Dessa forma, a água da irrigação carrega também o adubo de forma controlada e nas quantidades ideais para que a lavoura se desenvolva com qualidade. 

A técnica, que reduz custos, evita que o solo fique compactado e permite um aproveitamento otimizado dos nutrientes, também demanda que os fertilizantes sejam devidamente diluídos respeitando o controle de pH ideal e etapa de desenvolvimento em que a planta se encontra. 

Dry-back 

Para que as raízes na fibra de coco cresçam de forma adequada e saudável, o dry-back é uma técnica de secagem controlada e calculada, que faz com que a fibra seque apenas o suficiente para que as raízes se exercitem em busca de umidade e nutrientes. 

Embora essa técnica demande tempo para encontrar as quantidades e intervalos ideais de alimentação e rega, o método já apresenta uma série de benefícios como a adaptação a diferentes contextos, rapidez, prevenção de doenças e custo-benefício atrativo. 

Como a linha DualPart Coco pode ajudar seu cultivo: 

Do enraizamento até a maturação, o DualPart Coco Grow e Bloom são nutrientes concentrados especialmente formulados para o cultivo em fibra de coco. Além de dispensar reforços como Cal/Mag e PK, pois já possui estes elementos concentrados e quelatados em índices ideais, a linha DualPart Coco proporciona crescimento saudável e colheita de flores e frutos sem igual, ressaltando os melhores atributos e benefícios do cultivo em fibra de coco.

A Linha DualPart Coco possui fácil aplicação e apresenta resultados excepcionais para cultivos hidropônicos, outdoor e até mesmo para a jardinagem ao ar livre. Para saber mais, basta clicar aqui. 

Leia também:

Fertilizantes para hidroponia: nutrição completa com a linha premium da Terra Aquatica

#PraTodosVerem: fotografia de capa mostra os produtos da linha DualPart Coco, da Master Plants, e um espaço para cultivo com várias mudas de plantas. Crédito: Master Plants.

mm

Sobre Master Plants

A Master Plants é fabricante, importadora e desenvolvedora de soluções em tecnologia e nutrição para cultivos indoor, outdoor e estufas agrícolas. A empresa se destaca no cenário nacional como uma das principais distribuidoras de iluminação LED de alta performance, assim como, "Fertilizantes Premium" para cultivos avançados.
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!