Dominando o cultivo de cannabis: os segredos do LED em campo aberto

Fotografia mostra várias plantas de maconha em estágio vegetativo crescendo sob uma estufa aberta, sustentada por colunas de madeira, e a silhueta de uma floresta em contraste com o arrebol. Imagem: Master Plants.

A chave para o sucesso no cultivo de cannabis ao ar livre está na iluminação. O uso estratégico dos LEDs, como suplementação luminosa e para aumentar o fotoperíodo, pode garantir o máximo desenvolvimento das plantas

Na busca por colheitas robustas e de qualidade, os especialistas e os entusiastas, do cultivo de cannabis para fins medicinais, estão constantemente explorando novas técnicas. Enquanto o cultivo indoor sempre foi um caminho mais avançado, e que oferece soluções modernas para problemas comuns como a falta de sigilo, surge uma abordagem arrojada que desafia as convenções mais típicas: o cultivo de cannabis em ambientes semicontrolados ou ao ar livre (em campo aberto), porém, potencializado pela iluminação LED. Neste artigo, mergulhamos fundo na incrível intersecção entre a natureza e a tecnologia, explorando como é possível maximizar o rendimento de plantas de cannabis fora do ambiente indoor, aproveitando os benefícios da luz LED. Prepare-se para descobrir os segredos do aumento do fotoperíodo e da suplementação luminosa, impulsionando suas colheitas a novos patamares.

Leia também: LED: a tecnologia como aliada do cultivo indoor de cannabis

Cultivo de cannabis em campo aberto

Embora o cultivo indoor seja a preferência convencional para muitos cultivadores de cannabis, uma vez que ele garante o sigilo e o controle necessário do ambiente para se produzir colheitas com qualidade medicinal, ele não é a única rota para o sucesso. O cultivo em campo aberto ou em ambientes semicontrolados apresenta uma série de vantagens, desde a expansão do espaço disponível até a economia de energia elétrica devido à absorção direta de luz solar natural. E quando falamos em iluminação, os LEDs desempenham um papel protagonista para o sucesso efetivo em garantir as colheitas de grau medicinal tão almejadas.

A chave para o sucesso no cultivo de cannabis ao ar livre está na iluminação. Aqui é onde os LEDs entram em cena, com base em uma sólida pesquisa científica sobre fotossíntese e luz. Os LEDs não são apenas uma alternativa viável às fontes tradicionais de luz, como o sol e lâmpadas de sódio de alta pressão, mas também oferecem vantagens únicas.

Desvendando o segredo aumento do fotoperíodo

O fotoperíodo, o ciclo de luz e escuridão que as plantas experimentam em um dia, desempenha um papel crucial no desenvolvimento das plantas de cannabis. Aumentar o fotoperíodo ao ar livre permite controlar melhor esses ciclos.

A cannabis é uma planta de dias curtos, isso significa que em situações de mais de 10 horas de escuridão ela inicia seu ciclo de floração, mas com o uso estratégico de iluminação LED é possível prolongar o estágio vegetativo durante os ciclos de cultivo. Isso se traduz em plantas mais robustas, saudáveis e, consequentemente, colheitas significativamente maiores. O aumento de fotoperíodo é a estratégia fundamental para se controlar os ciclos de cultivo de forma eficiente e frequente ao longo de todo o ano.

Leia mais: LED para cultivo indoor: como funciona, qual o melhor e quanto custa

Jogando luz sobre a suplementação luminosa

A suplementação luminosa é uma tática inovadora para aproveitar ao máximo a fotossíntese. Introduzir luz adicional durante o fotoperíodo natural é como oferecer um impulso de energia à planta. Isso é particularmente valioso em dias nublados ou quando a luz solar natural não é suficiente para suprir o potencial de metabolismo da fotossíntese. Os LEDs entram como parceiros perfeitos aqui, permitindo um controle preciso sobre a intensidade e espectro da luz e garantindo, dessa forma, sempre o máximo desenvolvimento das plantas. Existe um cálculo famoso extraído de experimentos realizados na Califórnia (EUA) que indica que, até uma certa faixa de incidência de luz, a cada 1% de iluminação suplementar que se introduz na estufa, se tem um resultado de colheita maior em 1%. Claro que existem os limites para esta aplicação, porém é provado que o aumento do volume suplementar de luz está diretamente relacionado ao aumento expressivo no resultado em massa das colheitas.

O casamento da ciência e da natureza

A ciência por trás da fotossíntese não mente: as plantas de cannabis são ávidas por luz, e os LEDs oferecem o espectro ideal para impulsionar seu crescimento. A capacidade de ajustar o espectro de luz emitido pelos LEDs de acordo com as necessidades específicas das plantas é um trunfo incomparável. Isso permite imitar a luz solar, estimulando a produção de clorofila e, em última análise, promovendo a saúde e o rendimento das plantas.

O cultivo de cannabis ao ar livre, impulsionado pela iluminação LED, é mais do que uma mera alternativa ao cultivo indoor. É uma abordagem inovadora que combina o melhor da natureza com a vanguarda da tecnologia. Aumentar o fotoperíodo e aplicar suplementação luminosa são estratégias respaldadas por estudos científicos que podem levar a colheitas impressionantes.

Um novo horizonte para o cultivo de cannabis

À medida que as fronteiras do cultivo de cannabis continuam a se expandir, a combinação entre técnicas tradicionais e modernas se revela cada vez mais promissora. O cultivo ao ar livre ou em campo aberto empoderado por LEDs é uma jornada emocionante rumo a colheitas mais abundantes e de qualidade. Ao desafiar as normas e abraçar a ciência, os cultivadores têm a oportunidade de produzir cannabis para uso medicinal com qualidade excepcional, independentemente do ambiente.

Leia também:

Quantum Boards: os LEDs que iluminam o caminho do home grower no Brasil

Fotos: Master Plants.

mm

Sobre Master Plants

A Master Plants é fabricante, importadora e desenvolvedora de soluções em tecnologia e nutrição para cultivos indoor, outdoor e estufas agrícolas. A empresa se destaca no cenário nacional como uma das principais distribuidoras de iluminação LED de alta performance, assim como, "Fertilizantes Premium" para cultivos avançados.
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!