Cultivo de cannabis medicinal, legal e autossustentável

Plantas de cannabis. Foto: Pixabay | Pfüderi.

O autocultivo de cannabis pode garantir a independência dos pacientes que precisam da planta em seu tratamento em relação à indústria farmacêutica

A liberação do autocultivo de cannabis para uso medicinal, como modelo, ao redor do mundo, hoje se apresenta como uma alternativa factível para a questão da regulamentação da cannabis no Brasil. Em nosso país, a prescrição médica para diversas patologias já é uma realidade, e aproximadamente 430.000 brasileiros já fazem uso de produtos à base da planta. No entanto, o acesso à cannabis medicinal ainda é um desafio para muitos pacientes, principalmente aqueles que não têm condições de arcar com os custos dos medicamentos mais específicos, importados ou vendidos nas farmácias.

O autocultivo de cannabis é uma alternativa real para garantir o acesso a esse remédio de forma segura e prática. Os pacientes podendo cultivar a sua própria cannabis em casa, de acordo com as suas necessidades específicas, e utilizando métodos simples de extração, se configura como uma forma de acessar o princípio ativo e administrar a dosagem com receitas adaptadas, porém igualmente eficientes.

Leia também: Ácidos húmicos e fúlvicos no cultivo indoor de cannabis medicinal

Facilidades para o cultivo indoor

Hoje em dia, existem muitas facilidades para o cultivo indoor de cannabis. As lâmpadas de LED de alta eficiência, como as quantum boards, por exemplo, permitem um cultivo mais produtivo e com menor consumo de energia. As estufas indoor de apartamento também são uma opção para quem não tem muito espaço disponível ou quer realizar o cultivo em sua residência de forma prática, segura e sigilosa.

Os fertilizantes premium para hidroponia também são a melhor opção para o cultivo indoor de cannabis, uma vez que é possível realizar o controle da nutrição de forma assertiva. Além disso, esses fertilizantes são mais concentrados e portanto possuem um alto rendimento e durabilidade.

Cultivo autossustentável

O cultivo de cannabis autossustentável é um modelo que busca garantir a independência dos pacientes em relação à indústria farmacêutica. Esse modelo se baseia na utilização de técnicas e tecnologias que permitem um cultivo eficiente e produtivo, com baixo custo e impacto ambiental.

Saiba mais: A importância da sílica no cultivo indoor de maconha medicinal

Itens básicos para o cultivo indoor

Para iniciar o cultivo indoor de cannabis, é necessário adquirir os seguintes itens básicos:

  • Lâmpadas de LED: as lâmpadas de LED, quantum boards ou quantum barras, são a melhor opção para o cultivo indoor de cannabis. Elas são mais eficientes, produzem menos calor e duram mais do que as lâmpadas fluorescentes ou incandescentes.
  • Estufa: a estufa é uma estrutura que protege as plantas das condições climáticas externas. Ela é importante para o cultivo indoor, pois ajuda a manter temperatura e umidade controladas utilizando exaustores e ventiladores. Quando o cultivo é realizado em apartamento, as estufas indoor se tornam um item essencial por sua praticidade e discrição.
  • Sementes: o acesso a sementes de cannabis é um desafio em um cenário de proibição, porém com autorização judicial já possível importar sementes no Brasil.
  • Fertilizantes: os fertilizantes são essenciais para o crescimento e desenvolvimento das plantas. Existem diversos tipos de fertilizantes disponíveis no mercado.

Considerações legais

O cultivo de cannabis para fins medicinais é um tema muito debatido no Brasil ultimamente e possui milhares de jurisprudências em autorizações da justiça mediante a instrumentos legais de salvo-conduto como o habeas corpus. Os pacientes que desejam adotar esse modelo devem buscar orientação jurídica para obter a autorização judicial necessária.

Para obter a autorização, os pacientes devem apresentar um relatório médico que comprove a necessidade do uso de cannabis, assim como devem comprovar que possuem condições para cultivar a cannabis de forma segura e responsável.

Veja também:

Como escolher seu LED para o cultivo indoor de cannabis?

Imagem de capa: Pixabay | Pfüderi.

mm

Sobre Master Plants

A Master Plants é fabricante, importadora e desenvolvedora de soluções em tecnologia e nutrição para cultivos indoor, outdoor e estufas agrícolas. A empresa se destaca no cenário nacional como uma das principais distribuidoras de iluminação LED de alta performance, assim como, "Fertilizantes Premium" para cultivos avançados.
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!