Pensando na equidade de gênero, a Squadafum trouxe dicas que contribuem para a inclusão das mulheres no mercado canábico, confira
Há quem diga que o cenário da maconha é predominantemente masculino. Seria esse um dado real ou achismo pautado em estereótipos de gênero? Afinal, quem está por dentro sabe a infinidade de mulheres, profissionais ou consumidoras que contribuem ativamente para fazer essa roleta girar.
O que é possível afirmar é a predominância de homens em cargos de liderança (CEOs, diretores, coordenadores…) e, de praxe, esse é um fato que não se aplica apenas ao mercado canábico.
Sendo as dores que as mulheres carregam comuns ao mercado de trabalho como um todo, o que podemos fazer para que a cena canábica seja, de fato, um meio mais inclusivo, acolhedor, seguro e empático? Como podemos trabalhar para que o público feminino sinta-se representado? Aqui vão algumas dicas:
Contratar mulheres (inclusive mães!) para cargos de relevância
Mulheres são inteligentes, responsáveis, dedicadas e merecem ocupar lugares importantes dentro das empresas. Deem espaço e boas oportunidades: vocês verão elas decolarem — e levarem a empresa junto com elas!
Promover a equidade salarial também é essencial, afinal, mulheres também são mães — e muitas das vezes mães solo.
Comunicação inclusiva
Adotar uma comunicação inclusiva, sem marcações exclusivamente masculinas (exemplo: “E aí, parceiros! Se liguem na nova promoção!”), ajuda sua marca a estabelecer um tom de voz que dialoga com um público diverso. Assim, você demonstra consciência de que seu público não é apenas masculino e contribui na construção de um ambiente mais justo e igualitário.
Apoiar ideias e projetos criados por mulheres
Que tal fortalecer o corre de mulheres independentes ao apoiar projetos idealizados e criados por elas? Existem milhares de propostas incríveis precisando apenas de um empurrãozinho para sair do papel!
Fortalecer os projetos das minas traz inovação para o mercado, afinal, mulheres tendem a perceber as coisas sob uma ótica diferenciada, sendo capazes de trazer novas discussões e abordagens para o segmento.
Elaborar campanhas inclusivas
Infelizmente, é comum que algumas marcas criem campanhas sob uma ótica de mulher-objeto, utilizando o corpo feminino como um atrativo para a venda de produtos. Além de acabar de uma vez por todas com esse viés publicitário machista, é importante elaborar campanhas que incluam as mulheres como consumidoras da marca.
Criar um ambiente de trabalho acolhedor e empático
É preciso contratar mulheres, sim! Oferecer um ambiente de trabalho digno, também! Valorize os talentos femininos da empresa, reconheça as dificuldades que mulheres enfrentam no dia a dia e tenha empatia por elas. Promova discussões contra o assédio e reprima comportamentos abusivos. Basicamente, permita que as mulheres sintam-se seguras, amparadas e respeitadas no ambiente de trabalho.