À procura do baseado perfeito: cinco dicas para não jacarezar

Ilustração que mostra, em fundo amarelo, uma mão, com as unhas pintadas de verde, segurando um baseado com a cabeça de um jacaré na ponta, de onde sai fumaça. Crédito: Papelito.

Você sabia que pode evitar a queima desigual do seu Papelito, o famoso jacaré, com alguns cuidados na hora de prepará-lo?

Na linguagem maconheira, se você jacarezar, significa que algo deu (muito!) errado no preparo do baseado. Isso por que o termo faz referência ao formato da cabeça de um jacaré, consequência da queima desigual do papel que, felizmente, pode ser evitada com algumas técnicas de preparação.

Para te ajudar a não jacarezar seu Papelito, reunimos cinco dicas simples, mas valiosas, para garantir o baseado perfeito. Confira:

O preparo é fundamental

Além de retirar os pedacinhos de galhos e as sementes contidas no seu material vegetal, é importante triturar bem o recheio, de modo que fique homogêneo e sem grumos grandes, que causam os jacarés. Um bom dichavador, como o novo modelo da Papelito, de policarbonato e com design exclusivo para triturar materiais mais variados, dos soltos aos compactos, pode ser um aliado nessa missão.

​​A qualidade do papel

Problemas de queima podem estar relacionados à seda utilizada. Por isso, além de se certificar de que você está usando um produto original, escolha marcas com qualidade atestada, como a Papelito, cuja marca d´água impressa nos papéis é desenvolvida para tornar a queima mais regular, evitando as jacarezadas.

Leia também: Como escolher um papel de fumo de qualidade?

​​​​Destreza e equilíbrio da hora de bolar

Apertar demais o baseado pode causar entupimento e bloqueio na hora da queima, situação propícia para a formação do indesejável jacaré. Deixá-lo frouxo demais, por outro lado, pode gerar desperdício, além da queima desigual. Portanto, o equilíbrio é a palavra-chave para tombar e apertar seu Papelito sem jacarezar.

​Catch a fire!

Se você concluiu as etapas anteriores com maestria, está a meio caminho de um baseado perfeito. Mas, quando se trata de jacarezar, todo cuidado é pouco, sobretudo na hora de acender. Antes de começar a sessão, prefira isqueiros com a chama baixa, e tome muito cuidado com os maçaricos, que podem fazer um estrago no seu Papelito – atente-se também à posição da chama em relação ao ponto de queima: o ideal é que ela não venha de baixo para cima, mas de frente, preenchendo toda a superfície que se deseja carburar.

Muita calma nessa hora

Na hora de degustar seu Papelito, não puxe com toda a força de sua alma: opte por tragadas suaves e lentas, que contribuem para uma queima mais regular. Passar a goma ao redor do baseado é uma técnica que também pode ajudar a controlar a queima, ou, caso o jacaré já esteja se formando, reverter a situação. Outra dica importante é procurar um lugar protegido do vento para evitar que parte do seu Papelito vá embora pelo ar.

Leia também:

Pare de fumar tinta: escolha piteiras de qualidade

mm

Sobre Papelito Brasil

Mais que uma marca de papéis para enrolar e acessórios de tabacaria, a Papelito Brasil é também uma referência em redução de danos, qualidade e sustentabilidade. A marca que ajuda a Salvar o Verde desde 2012.
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!