Como escolher seu LED para o cultivo indoor de cannabis?

Fotografia mostra duas inflorescências de maconha em cultivo, com pistilos amarelos e folhas e cálices rajados de marrom e repletos de tricomas brancos, uma na parte direita da imagem em foco, e painéis de LED brancos com faixas vermelhas, ao fundo. Imagem: Master Plants.

A escolha do LED correto é fundamental para o sucesso de um cultivo indoor

No universo do cultivo indoor de cannabis, a escolha do sistema de iluminação desempenha um papel crucial para a obtenção de resultados com excelência. À medida que a tecnologia avança, a utilização de luzes LED, em especial as Quantum Boards, tem ganhado destaque. Neste texto, pretendemos explorar os seguintes conceitos, de modo a elucidar a importância de selecionar o LED correto para maximizar o rendimento e qualidade do seu cultivo indoor: eficiência de fótons, PPFD e luz PAR.

Autocultivo e autossustento

O autocultivo de cannabis não é apenas uma maneira de garantir o acesso a tratamentos de saúde de qualidade, mas também uma maneira de promover a sustentabilidade e a independência. Cultivar a sua própria cannabis pode ajudar a reduzir a dependência de fontes externas que são normalmente muito onerosas ao paciente, além de garantir o acesso a um medicamento de maior qualidade, cultivado com o cuidado do próprio paciente

Para se obter uma colheita que se encaixe em um padrão “medicinal” é necessário um certo conhecimento para a montagem e estruturação do ambiente de cultivo indoor, o que inclui a escolha do LED ideal.

Leia também: LED: a tecnologia como aliada do cultivo indoor de cannabis medicinal

Eficiência de fótons: a fundamentação científica da escolha do LED

Para alcançar a excelência no cultivo indoor, é vital entender a ciência por trás da luz, neste caso, a eficiência de fótons é o ponto de partida. Esse conceito refere-se à eficiência energética, ou seja, a capacidade do equipamento de transformar energia elétrica em luz e fornecer a quantidade ideal de energia luminosa para a fotossíntese das plantas. Eficiência de fótons significa na prática: a quantidade de fótons ativos para fotossíntese que o equipamento de LED consegue emitir utilizando 1 watt por segundo.

A eficiência energética da tecnologia LED para iluminação é a maior de que se tem notícias no cenário de desenvolvimento de tecnologia. Desta maneira os LEDs revolucionaram não apenas o cenário do cultivo indoor de cannabis como também toda a cadeia de iluminação artificial no planeta. Além disso, o espectro de luz ajustável e o baixo calor que emitem tornam os LEDs ainda mais ideais para simular as condições propícias de crescimento dentro de um cultivo indoor. LEDs especializados, como as Quantum Boards, brilham nesse aspecto, garantindo o suprimento mais eficiente possível de fótons para suas plantas.

Luz PAR: nutrindo suas plantas com energia luminosa

Cultivo de cannabis. Foto: Master Plants.O aspecto mais importante para se compreender é a luz PAR (photosynthetically active radiation). Esta é a faixa de comprimento de onda da luz que as plantas utilizam para a fotossíntese. Reparem que esta faixa é muito mais abrangente do que a faixa denominada lúmens, que abrange basicamente o espectro de luz percebido pelo ser humano. Esse é o motivo pelo qual não devemos usar a medida lúmens para se tratar de iluminação para plantas. Além disso, LEDs de alta performance, como Quantum Boards e Quantum Barras, são os LEDs que emitem mais luz PAR, em níveis ideais, maximizando o crescimento e a produção de cannabis.

Leia  mais: Quantum Boards: os LEDs que iluminam o caminho do home grower no Brasil

PPFD: o indicador fundamental de iluminação para cultivo

O PPFD, ou photosynthetic photon flux density, é um termo que você vai querer dominar ao escolher um LED para seu cultivo indoor. Ele representa a quantidade de fótons ativos para fotossíntese, que atingem uma área específica por unidade de tempo. As medições do PPFD são um reflexo direto da qualidade da luz fornecida pelo seu LED. Quantum Boards, com sua capacidade de fornecer altos níveis de PPFD, se destacam muito neste aspecto, dominando o padrão de iluminação para cultivos indoor de alta performance. É importante ressaltar que as medidas em PPFD não são expressas em um único número, porém em uma tabela gráfica indicando cada medida em cada porção da área aferida.

Cultivo de cannabis. Foto: Master Plants.

Quantum Boards e Quantum Barras: tecnologia de ponta em eficiência e performance

Ao escolher a tecnologia LED para o seu cultivo indoor, Quantum Boards ou Quantum Barras são a escolha mais sábia. A fama e a aderência das Quantum Boards e Quantum Barras pelos cultivadores é sinônimo de excelência na obtenção resultados de alta performance. Com um design inovador e foco na eficiência de fótons, as Quantum Boards e Quantum Barras oferecem um desempenho consistente e intenso ao longo de todas as fases do cultivo indoor, sendo este tipo de tecnologia a mais usada e aclamada para o cultivo indoor de cannabis ao redor de todo o mundo.

Dica de ouro: priorize a luz sobre a marca dos componentes

A marca dos componentes não é o fator mais importante na escolha do LED. Mas sim a eficiência de fótons, o PPFD e a qualidade geral da luz. Estes são os aspectos cruciais que o cultivador não deve abrir mão. Desta maneira, a confiança na fabricante do painel de LED é a chave para garantir um cultivo indoor de cannabis bem-sucedido! Além dos fatores de qualidade do LED ainda deve-se levar em conta o serviço prestado de manutenção, segurança de dados e garantia, o que torna a credibilidade da fabricante ainda mais importante na hora de se decidir sobre a iluminação do seu cultivo indoor.

A escolha do LED correto para seu cultivo indoor é uma decisão que não deve ser subestimada. Investir em LEDs de alta eficiência de fótons, como as Quantum Boards e Quantum Barras, garante um suprimento eficiente de luz PAR e um PPFD ideal, elevando seu cultivo de cannabis a um nível de excelência. Portanto, ao fazer sua escolha, não deixe de considerar o poderoso impacto que um LED de qualidade pode ter em seu cultivo.

Leia também:

Dominando o cultivo de cannabis: os segredos do LED em campo aberto

Imagens: Master Plants.

mm

Sobre Master Plants

A Master Plants é fabricante, importadora e desenvolvedora de soluções em tecnologia e nutrição para cultivos indoor, outdoor e estufas agrícolas. A empresa se destaca no cenário nacional como uma das principais distribuidoras de iluminação LED de alta performance, assim como, "Fertilizantes Premium" para cultivos avançados.
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!