Colômbia realiza primeiras exportações de maconha

As primeiras exportações de inflorescências secas de cannabis do país foram enviadas para a Suíça e EUA

A Colômbia está realizando as primeiras exportações de flores de maconha secas do país, graças à Resolução 539 que regulamenta esta atividade.

Assim, o país sul-americano enviou 400 quilos de cannabis do departamento de Santander para Zurique, na Suíça. A remessa se soma a outra exportação de 200 quilos que chegou ao Oregon, EUA, no final de junho.

Leia também: Colômbia: senador apresenta projeto de lei para legalizar totalmente a maconha

Conforme relatado pela Bloomberg, a primeira empresa a exportar flores secas de cannabis é a Allied Colombia SAS (uma empresa que faz parte da multinacional canadense Allied Corp.).

Em diálogo com a Bloomberg Line, Holger Amaya, gerente da empresa, comemorou: “O que há de importante nisso? Que soubemos como exportar, vimos que não é impossível. Isto é um marco”.

Entretanto, refira-se que este envio para a Suíça faz parte de uma encomenda de 7.000 quilos de cannabis não psicotrópica.

Leia mais: Colômbia impulsiona indústria permitindo exportação de cannabis seca

Da mesma forma, Amaya explicou que a Allied Colombia possui 22 variedades da planta registradas no Instituto Agropecuário Colombiano (ICA). Fato não menor: até agora, apenas uma empresa, além da Allied, iniciou os procedimentos junto ao ICA para poder exportar flores secas.

A Resolução 539, emitida pelos Ministérios da Justiça, Agricultura e Comércio em abril de 2022, permitiu a regulamentação das operações de comércio exterior de sementes para semeadura, grãos, componentes vegetais, plantas de cannabis, derivados de cannabis e produtos afins.

Por Franca Quarneti, publicado originalmente no El Planteo.

Leia também:

Legalizar a maconha pode beneficiar a saúde pública, dizem pesquisadoras

#PraTodosVerem: fotografia mostra buds de cannabis secos, em tons de verde e laranja, sobrepostos e preenchendo toda a imagem. Foto: mandriapix / Freepik.

Sobre El Planteo

El Planteo é um meio de comunicação focado em tópicos inovadores como cannabis, cânhamo, psicodélicos, música, ecologia, criptomoedas, questões de gênero e sexualidade e muito mais. Nosso conteúdo frequentemente tem um ângulo econômico ou financeiro. El Planteo é financiado pela Benzinga, um meio de comunicação financeiro dinâmico e inovador com sede em Detroit que fornece aos investidores conteúdo exclusivo e de alta qualidade cobiçado pelos principais operadores de Wall Street.
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!