Colômbia: projeto de legalização da maconha é reapresentado no Congresso

Fotografia mostra uma bandeira da Colômbia tremulando, e prédios e casas que aparecem ao fundo, formando a linha de horizonte com um céu em tons de amarelo e azul. Imagem: Giannis Linda / Pinterest.

Um mês depois que o Congresso da Colômbia rejeitou a legalização da maconha, os legisladores reapresentam o projeto: será que pode ser aprovado desta vez?

Depois de um processo legislativo de oito etapas em que o projeto promovido pelos parlamentares Juan Carlos Losada e María José Pizarro chegou à fase final do Congresso da Colômbia, e foi rejeitado na última das 8 instâncias, os legisladores redobraram a aposta. Na segunda-feira passada, eles anunciaram que tentarão novamente a regulamentação da maconha para uso adulto.

“Continuamos na luta para avançar na mudança da fracassada política proibicionista contra as drogas, para avançar em uma política pautada nas diretrizes da saúde pública, na prevenção do consumo e na garantia do cuidado ao consumidor”, escreveu Losada em sua conta no Twitter, conforme publicado pelo Marijuana Moment.

Quem apoia a iniciativa de regulamentar a maconha na Colômbia

Com relação à comparação entre as duas versões do projeto, nenhuma alteração relevante foi mencionada. Mas Losada destacou que há 70 copatrocinadores que assinaram em apoio ao regulamento, incluindo organizações e formadores de opinião.

Além disso, tanto o presidente Gustavo Petro quanto o ministro da Justiça, Néstor Osuna, se manifestaram a favor da reforma e do fim do proibicionismo e do fracasso da “guerra às drogas”.

Por Lucía Tedesco, originalmente publicado no El Planteo

Leia também:

Chile promulga lei que aprova cultivo de cannabis com fins medicinais

Imagem de capa: Giannis Linda / Pinterest.

Sobre El Planteo

El Planteo é um meio de comunicação focado em tópicos inovadores como cannabis, cânhamo, psicodélicos, música, ecologia, criptomoedas, questões de gênero e sexualidade e muito mais. Nosso conteúdo frequentemente tem um ângulo econômico ou financeiro. El Planteo é financiado pela Benzinga, um meio de comunicação financeiro dinâmico e inovador com sede em Detroit que fornece aos investidores conteúdo exclusivo e de alta qualidade cobiçado pelos principais operadores de Wall Street.
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!