Avanço na Colômbia: legisladores aprovam projeto de legalização da maconha em primeiro debate

O poder legislativo da Colômbia aprovou no primeiro debate o projeto de lei que visa legalizar a cannabis para uso adulto. Este é o início de um processo de oito debates necessários para a implementação da reforma
Após a rejeição do projeto de lei anterior no oitavo debate, os legisladores Juan Carlos Losada e María José Pizarro, principais promotores da legalização da cannabis na Colômbia, redobraram a aposta e voltaram a apoiar uma nova edição do projeto.
Leia também: Departamento de Saúde dos EUA recomenda que a maconha seja reclassificada
“Iniciamos positivamente a corrida para conseguir a regularização da cannabis para uso adulto”, disse a senadora Pizarro, comemorando a aprovação.
Por sua vez, Losada falou que a aprovação reflete a consciência do Congresso sobre a necessidade de avançar da proibição para a regulamentação das políticas de drogas. Por isso, ele comemorou a medida que foi aprovada na terça-feira pela Primeira Comissão Constitucional da Câmara de Representantes.
Empezamos positivamente la carrera por lograr la regularización del cannabis de uso adulto. ✊🏼
Fue aprobado en primer debate el proyecto en @CamaraColombia @JuanKarloslos. Restan 7 debates! pic.twitter.com/Wuf61HBxlv
— María José Pizarro Rodríguez (@PizarroMariaJo) August 29, 2023
Aprobado por unanimidad en 1er debate nuestro PAL de #CannabisDeUsoAdulto.
Nos quedan 7 debates y estamos seguros que la votación de hoy, es el reflejo de un Congreso consciente del avance que necesita la política de drogas de la prohibición a la regulación.#RegularCannabisYA pic.twitter.com/dKm3DrDlPf
— Juan Carlos Losada (@JuanKarloslos) August 29, 2023
Embora a proposta anterior para legalizar a cannabis na Colômbia tenha chegado ao fim do seu processo de dois anos e tenha recebido a aprovação de ambas as câmaras, não alcançou o número de votos necessários para cumprir o objetivo legal. Neste contexto, Losada informou que o atual projeto de lei avança “num caminho cheio de desafios para começar a escrever uma nova história na luta contra as drogas”.
O que pensam as autoridades colombianas sobre a legalização da cannabis?
Tanto o Ministério da Justiça como o Ministério do Interior apoiam a medida de legalização. Na verdade, o ministro da Justiça, Néstor Osuna, se pronunciou a favor no ano passado ao falar da obsoleta guerra contra as drogas: “A Colômbia foi vítima de uma guerra fracassada que foi desenhada há 50 anos e que, devido ao proibicionismo absurdo, nos trouxe muito sangue, armas e conflitos, máfias e crimes”.
O presidente Gustavo Petro, defensor do fim da criminalização das drogas, também tem defendido a legalização da cannabis como meio de reduzir o mercado ilícito e libertar pessoas presas por crimes relacionados à maconha. Além disso, Petro enfatiza o potencial econômico de uma indústria legal de cannabis e a possibilidade de exportar cannabis para outros países onde é legal.
Esta mudança de abordagem promete pôr fim a uma declaração de guerra e a uma abordagem proibicionista que não conseguiu qualquer ação relevante na sociedade. Até o ex-presidente Juan Manuel Santos disse que a regulamentação governamental responsável e as abordagens multidisciplinares à tomada de decisões são vitais para agir sobre o que causa a punitividade nos consumidores de drogas.
Por Lucía Tedesco, originalmente publicado no El Planteo.
Leia também:
Estudando o Canadá: Por que há cada vez menos crimes relacionados à maconha e quem se beneficia?
Foto em destaque: Elle Cartier | Unsplash.
- Colômbia avança em direção à regulamentação da maconha após aprovação em terceiro debate - 28 de novembro de 2023
- Vestígios de maconha em ossos humanos sugerem que a cannabis era utilizada na Itália do século XVII - 21 de novembro de 2023
- Crime, drogas e racismo: relatório revela falhas policiais nos Estados Unidos - 16 de novembro de 2023
- Argentina autoriza a comercialização do primeiro óleo de cannabis de produção estatal - 10 de novembro de 2023
- Marrocos tem sua primeira remessa legal de maconha após regulamentar o cultivo da planta - 5 de novembro de 2023
- Malta emite primeiras licenças para associações canábicas - 30 de outubro de 2023