Dez deputados eleitos que defendem abertamente a cannabis

Fotografia em plano fechado e vista inferior da folha de uma planta de maconha contra a luz, que assume um tom claro e reluzente, acompanhada de outros ramos, e um fundo desfocado, onde pode-se ver a fonte de luz à mostra. Imagem: Luiz Michelini. Epilepsia Anvisa deputados Unicamp

Confira quem são os deputados federais e estaduais que não tiveram medo de perder votos por defender a cannabis

Embora de forma sutil, a erva foi abordada nas eleições deste ano, seja como pauta principal ou falada abertamente entre os políticos. Nas vésperas das eleições, houve até a criação da Bancada da Cannabis, criada para emplacar projeto de lei sobre o assunto.

Alguns candidatos à Câmara dos deputados ainda viralizaram com jingles e até vestiram fantasias características.

Contudo, nem todo mundo com a pauta se elegeu. Por isso, selecionamos alguns nomes que conseguiram o cargo de deputado federal ou estadual pelos próximos quatro anos.

Paulo Teixeira

Reeleito a deputado federal pelo PT em São Paulo, o político foi o presidente da Comissão Especial sobre Cannabis na Câmara dos Deputados, que aprovou o Projeto de Lei 399/15 sobre o cultivo e a comercialização da cannabis com fins medicinais no país.

A proposta está parada, mas o candidato já sinalizou a sua participação na Bancada da Cannabis e não vai desistir da erva tão cedo.

Carlos Minc

Também reeleito para a Alerj, pelo PSB, Carlos Minc foi um dos pioneiros em leis estaduais sobre a cannabis. Ele foi o autor do PL 174/19, que criou políticas de incentivo a pesquisas científicas sobre cannabis medicinal e também deu suporte a famílias e pacientes que precisam da planta.

A proposta havia sido vetada pelo governador do estado, Wilson Witzel, mas o veto foi derrubado pelos deputados e o Rio de Janeiro foi um dos primeiros estados a ter uma lei sobre a cannabis.

Caio França

Eleito pelo PSB, Caio França garantiu o seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo. O deputado criou o Projeto de Lei 1180/19, que propõe a criação de políticas públicas para o fornecimento gratuito de produtos à base de cannabis na rede pública do estado.

Leia também: O que os governadores, senadores e deputados podem fazer pela cannabis?

Goura Nataraj

Membro da Bancada da Cannabis, Goura Nataraj foi eleito deputado estadual no Paraná pelo PDT. Ele promoveu audiências públicas e fóruns sobre cannabis na Assembleia Legislativa do Paraná e é ativista da causa.

Sâmia Bomfim 

Reeleita pelo PSOL para atuar na Câmara dos Deputados, Sâmia Bomfim é abertamente defensora da pauta canábica, tanto para o uso terapêutico quanto para o uso adulto.  Ela foi uma das deputadas que votou favorável ao Projeto de Lei federal no último ano e é uma frequentadora da tradicional Marcha da Maconha.

Alexandre Padilha

Ex-ministro dos governos Lula e Dilma, Alexandre Padilha foi eleito deputado federal pelo estado de São Paulo. Defensor aberto da cannabis nas suas redes sociais, Padilha foi favorável ao PL sobre cannabis e ainda apresentou algumas emendas ao texto, como a manipulação da erva por farmácias de manipulação, por exemplo.

Alice Portugal

Eleita pela 13ª vez pela Bahia, Alice Portugal será deputada federal pelos próximos quatro anos. Formada em Farmácia-Bioquímica, ela também foi uma das vozes favoráveis à proposta federal de cannabis. Também com uma posição bastante pró-cannabis, a deputada já apareceu em diversas entrevistas defendendo uma regulamentação sobre a planta no Brasil.

Bacelar

Reeleito deputado federal pela Bahia, Bacelar foi outro defensor do PL na Comissão Especial de Cannabis e recentemente também ingressou à Bancada da Cannabis. Ele também foi o autor do projeto de lei 369/21 para regularizar o uso veterinário da cannabis no país, proposta que posteriormente foi incorporada ao PL 399.

Luciano Ducci

Reeleito deputado federal pelo PSB no Paraná, Luciano Ducci foi o relator da Comissão Especial da Cannabis na Câmara dos Deputados e foi o voto decisivo para a aprovação do PL, que estava dividido entre apoiadores e contrários. A posição de relator lhe garantiu dois votos ao invés de um, o que resultou na aprovação da proposta que já poderia ter ido para o Senado, mas não foi por causa de um recurso.

Natália Bonavides

Eleita a deputada federal mais votada pelo Rio Grande do Norte, Natália Bonavides (PT) também fez parte da comissão do PL 399 e comemorou através das suas redes sociais quando a proposta foi aprovada.

Leia também:

Bancada da Cannabis tem onze candidatos eleitos no legislativo

#PraTodosVerem: fotografia em plano fechado e vista inferior da folha de uma planta de maconha contra a luz, que assume um tom claro e reluzente, acompanhada de outros ramos, e um fundo desfocado, onde pode-se ver a fonte de luz à mostra. Imagem: Luiz Michelini.

mm

Sobre Cannalize

A Cannalize é um portal segmentado com o foco em trazer educação ao público, tanto sobre a cannabis medicinal quanto o uso adulto. O objetivo é responder todas as dúvidas sobre o universo canábico, desmistificar mitos e informar de forma embasada em e ancorada em especialistas e pesquisas científicas.
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!