Cannabis para os dentes? Procura pelo tratamento cresceu 300%

#PraTodosVerem: fotografia mostra duas escovas de dentes de bambu cruzadas e uma folha de cannabis à esquerda. Foto: Freepik.

De acordo com um levantamento da Cannect, o aumento se deu por parte dos pacientes, que estão cada vez mais interessados na cannabis como tratamento para os dentes

De acordo com um levantamento do marketplace de cannabis medicinal Cannect, a procura por produtos à base de cannabis para tratamentos odontológicos cresceu 300% entre março de 2022 e abril de 2023. A procura aumentou depois da atualização da resolução de importação 660 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que incluiu um campo para o registro de dentistas, que agora podem receitar.

Antes, os produtos odontológicos tinham que ser prescritos por um médico para poder entrar no Brasil, uma vez que os produtos feitos com a planta só podem ser adquiridos com receita. E parece que, assim como foi o movimento para a venda de produtos feitos com a planta para tratar a epilepsia, a demanda para produtos focados na odontologia partiu dos pacientes e não dos profissionais de saúde.

Demanda vem dos pacientes

Em um workshop promovido pela Cannect no início do mês, foi percebido que 95% dos participantes que eram dentistas nunca prescreveram cannabis aos seus pacientes por falta de conhecimento sobre o tema.

Por isso, para o cirurgião dentista e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Odontologia Canabinoide (SBOCAN), Guilherme Martins, o aumento da procura partiu de fato dos pacientes.

“Tem ocorrido um movimento dentro dos consultórios, onde existe uma alta demanda de pacientes que já perguntam de que forma o ‘canabidiol’ pode auxiliar em bruxismo e dor orofacial, por exemplo. Os pacientes estão cada vez mais cientes desse tipo de terapêutica e têm uma aceitação muito positiva”.

O cirurgião dentista ainda complementa que as faculdades de odontologia devem ensinar sobre o Sistema Endocanabinoide desde o início do curso, especificamente relacionado ao sistema estomatognático, que compreende todos os músculos da face, dentais e periodontais.

Pasta de dente de cannabis?

Engana-se quem pensa que os produtos se limitam ao óleo. Apesar de ser a opção mais utilizada, outras formas de utilizar a planta como tratamento também já são possíveis no Brasil. Como por exemplo, pastas de dentes, enxaguantes bucais e até sprays para hálito. Trata-se de produtos tópicos que podem agir de formas até mais eficazes, dependendo da patologia tratada.

Leia também:

Cannabis pode ser utilizada no tratamento odontológico sem riscos para o paciente, diz especialista

Foto de capa: Freepik.

mm

Sobre Cannalize

A Cannalize é um portal segmentado com o foco em trazer educação ao público, tanto sobre a cannabis medicinal quanto o uso adulto. O objetivo é responder todas as dúvidas sobre o universo canábico, desmistificar mitos e informar de forma embasada em e ancorada em especialistas e pesquisas científicas.
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!