Cannabis medicinal: cultivo indoor com fertilizantes premium e iluminação LED 

Utilizar a tecnologia LED como fonte de iluminação no cultivo indoor de cannabis medicinal pode afetar a absorção de nutrientes, devido ao menor calor nos ambientes e maior volume de fótons aproveitados pela fotossíntese, tornando a escolha do fertilizante ainda mais importante

O cultivo indoor de cannabis medicinal é uma prática crescente em todo o mundo, graças à capacidade de controlar as condições ambientais e obter uma colheita mais previsível e consistente. Uma das maiores preocupações dos cultivadores é a escolha do fertilizante ideal para suas plantas, uma vez que em sua maioria, os cultivos em ambientes indoor são feitos sob regime de substratos inertes via fertirrigação ou mesmo diferentes categorias de hidroponia. Neste artigo, discutiremos como os fertilizantes premium para hidroponia são a escolha superior para o cultivo de cannabis indoor utilizando iluminação LED. 

Saiba por que os fertilizantes para hidroponia são indicados para qualquer tipo de cultivo, mesmo aqueles que não são feitos em hidroponia

Foto: Pfuderi

Primeiramente, é preciso esclarecer que TODO cultivo realizado em meio de cultivo inerte, como por exemplo: turfa com perlita, fibra de coco, lã de rocha, fibra vegetal, argila expandida, entre outros, são considerados e classificados como cultivos hidropônicos.

Uma vez que os meios de cultivo inertes são os mais indicados para o cultivo indoor, devido a sua assepsia, podemos dizer que os meios de cultivo inertes são os mais indicados para o cultivo da cannabis medicinal em ambientes controlados, principalmente utilizando LED como fonte de iluminação artificial, sendo este combo de atributos, a combinação perfeita e ideal para se obter os melhores resultados possíveis em um cultivo. 

Os fertilizantes para hidroponia são uma categoria de fertilizantes premium fundamentais para garantir os elementos necessários que levam à EXCELÊNCIA dos resultados em cultivos hidropônicos. Isso porque essas culturas obtêm 100% de sua nutrição a partir dos minerais presentes na solução nutritiva baseada na água. Uma Linha de fertilizantes para hidroponia considerada premium deve abranger o espectro completo de nutrição necessária desde o início até fim do cultivo, como por exemplo, a linha Terra Aquatica. 

Desta maneira, é correto dizer também que estes fertilizantes entregarão a mesma excelência de resultados em cultivos feitos em solo preparado, sendo apenas necessário, a modulação de sua aplicação. Ao iniciar um cultivo de cannabis medicinal indoor com LED, utilizando meios de cultivo inertes ou não, o cultivador sairá na frente se buscar por marcas e linhas para hidroponia já disponíveis no Brasil. 

A importância da escolha do fertilizante correto: 

O fertilizante é uma parte crucial do processo de cultivo de cannabis. Ele fornece aos nutrientes necessários para um crescimento saudável, bem como garante a superioridade de qualidade e o aumento dos rendimentos da colheita. No entanto, nem todos os fertilizantes são criados iguais. É essencial escolher um fertilizante que seja adequado para o tipo de cultivo, as condições de crescimento e o estágio de crescimento das plantas. No caso ainda de cultivos indoor, é necessário um equilíbrio no balanceamento das fórmulas durante a evolução dos ciclos.  

Fertilizantes premium para hidroponia são especialmente formulados para o cultivo indoor de cannabis medicinal, uma vez que essa cultura desenvolveu em torno de si uma ciência e conhecimento específico que ajudou a progredir diversos campos da engenharia agronômica, biologia e bio-tecnologia. Suas bases nutricionais são compostas por uma mistura balanceada de nutrientes essenciais (MACRO), micronutrientes e oligoelementos, que promovem o crescimento saudável das plantas e aumentam o rendimento das colheitas.

Existe ainda um diferencial nas BASES dos fertilizantes premium para hidroponia, que é o processo de quelatar todos os elementos minerais possíveis. Este processo torna estes elementos essenciais muito mais biodisponíveis para suas plantas, o que aumenta o ganho metabólico e produz resultados de celeridade e vigor em qualquer ciclo do cultivo. 

Como os fertilizantes premium para hidroponia fornecem nutrição completa? 

Os nutrientes hidropônicos devem ser ajustados às necessidades das plantas de acordo com o ciclo do cultivo. Ora, convenhamos: uma muda precisa de níveis de nutrientes diferentes do que uma planta adulta em floração, por isso a engenhosidade das tabelas nutricionais que trazem o conhecimento completo da modulação destes nutrientes.  

É neste aspecto que os fertilizantes premium para hidroponia se diferenciam dos demais, pois garantem nutrição completa dentro de protocolos específicos e customizáveis para atender às constantes mudanças nas necessidades das plantas. 

Iluminação LED e fertilizantes premium para hidroponia: 

Além disso, os fertilizantes premium para hidroponia são projetados para serem usados com iluminação LED, que é a escolha mais inteligente atualmente para o cultivo indoor de cannabis medicinal.

A iluminação LED, em detrimento de outras tecnologias, além de ajudar a economizar energia e reduzir o calor dos ambientes, ainda possui uma qualidade de luz superior para as plantas. Essa “qualidade” de luz, aliada a um maior volume de fótons proporcionado por essa tecnologia, e menor calor no ambiente de cultivo, acarreta numa aceleração do metabolismo das plantas, que passas a se nutrir mais com os elementos disponíveis ao invés de água, ou seja, sua planta fica com mais fome, e por isso, é necessário se trabalhar com fertilizantes que apresentem fontes mais puras, e de maior qualidade destes elementos essenciais como Nitrogênio, Fósforo e Potássio.  

Leia também – LED: a tecnologia como aliada do cultivo indoor de cannabis medicinal

Em resumo, utilizar a tecnologia LED como fonte de iluminação pode afetar a absorção de nutrientes, devido ao menor calor nos ambientes e maior volume de fótons aproveitados pela fotossíntese, tornando a escolha do fertilizante ainda mais importante. 

Os fertilizantes premium para hidroponia são projetados para trabalhar em harmonia com a iluminação LED, fornecendo os nutrientes necessários para maximizar o crescimento das plantas sob essas condições. Eles são formulados para serem altamente solúveis em água, o que significa que são facilmente absorvidos pelas raízes das plantas e entregam os nutrientes rapidamente para as áreas onde são necessários de forma equilibrada e balanceada. 

Ao cultivar cannabis medicinal indoor com iluminação LED, escolher o fertilizante correto é essencial para maximizar o rendimento e a qualidade das colheitas. Os fertilizantes premium para hidroponia são a escolha superior para os cultivadores que desejam obter os melhores resultados possíveis. Eles são formulados especialmente para o cultivo indoor de cannabis, fornecendo os nutrientes necessários para um crescimento saudável das plantas sob condições de iluminação LED. Certifique-se de seguir as instruções do fabricante para obter os melhores resultados possíveis em seu cultivo. 

Leia também:

Ácidos húmicos e fúlvicos no cultivo indoor de cannabis medicinal

Imagem de capa: Max C Tuttleman.

mm

Sobre Master Plants

A Master Plants é fabricante, importadora e desenvolvedora de soluções em tecnologia e nutrição para cultivos indoor, outdoor e estufas agrícolas. A empresa se destaca no cenário nacional como uma das principais distribuidoras de iluminação LED de alta performance, assim como, "Fertilizantes Premium" para cultivos avançados.
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!