Estudando o Canadá: Por que há cada vez menos crimes relacionados à maconha e quem se beneficia?

A legalização da cannabis pode aliviar a carga sobre o sistema de justiça criminal e permitir uma utilização mais eficaz dos recursos, aponta estudo
Um estudo realizado no Canadá falou sobre o impacto legal da cannabis em torno do crime e da justiça criminal. As políticas de descriminalização transformaram as liberdades dos usuários e as oportunidades de negócio. Além disso, sugeriram que existe uma ligação entre a redução da criminalidade relacionada com a maconha e as políticas que foram implementadas nesta área.
Pesquisadores da Universidade do Norte da British Columbia, do Centro de Dependência e Saúde Mental, da Universidade de Victoria, da Universidade de Guelph e da Universidade Dalhousie avaliaram dados de incidentes criminais da Pesquisa Uniforme de Relatórios de Crimes do Canadá no período de 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2021, de acordo com o ICBC.
Leia mais: A legalização da maconha é uma porta de entrada para o uso de drogas mais pesadas?
Em pelo menos um país em cada continente (exceto na Antártida), a maconha é legal. Alguns deles são Uruguai, Canadá, Malta e Luxemburgo, países que deram certas liberdades aos usuários, que encontraram um mercado de empresários abertos a participar e de investidores dispostos a financiar projetos e que aplicaram uma modernização em suas políticas que tem ajudado fazê-los avançar na justiça criminal e na sociedade em geral.
Neste contexto, investigadores do Canadá decidiram aprofundar a sua legislação atual sobre cannabis. “A implementação da Lei sobre a Cannabis foi associada à diminuição dos crimes relacionados com a cannabis relatados pela polícia em adultos: mulheres, −13,2 incidentes diários — uma redução de 73,9%; homens, −69,4 infrações diárias — uma queda de 83,2%”, relataram.
Leia mais: Itália provoca controvérsia ao reclassificar CBD oral como narcótico
Embora não tenha havido mudanças significativas na criminalidade, o estudo destaca que a legalização da cannabis no Canadá conseguiu reduzir a criminalização relacionada com a cannabis entre os adultos. Presume-se que isto seja um fator para aliviar a carga sobre o sistema de justiça criminal e permitir uma utilização mais eficaz dos recursos.
A abordagem proibicionista, ainda em vigor na maioria dos países, desperdiçou recursos durante anos na aplicação de leis que ainda perseguem a infame “guerra às drogas”, que não chega a porto algum. Tal como proposto neste estudo, a legalização da cannabis é benéfica mesmo para os não consumidores, reduzindo o fardo da justiça criminal e gerando receitas fiscais para impulsionar melhorias.
Por Lucía Tedesco, originalmente publicado no El Planteo.
Veja também:
Canadá: órgão regulador quer estimular a competitividade na indústria da cannabis
Imagem de capa: Mary Crandall / Flickr.
- Argentina inclui sementes de cânhamo no código alimentar e inicia novo capítulo na indústria nacional - 5 de dezembro de 2023
- Colômbia avança em direção à regulamentação da maconha após aprovação em terceiro debate - 28 de novembro de 2023
- Vestígios de maconha em ossos humanos sugerem que a cannabis era utilizada na Itália do século XVII - 21 de novembro de 2023
- Crime, drogas e racismo: relatório revela falhas policiais nos Estados Unidos - 16 de novembro de 2023
- Argentina autoriza a comercialização do primeiro óleo de cannabis de produção estatal - 10 de novembro de 2023
- Marrocos tem sua primeira remessa legal de maconha após regulamentar o cultivo da planta - 5 de novembro de 2023