Calendário das Marchas da Maconha no Brasil em 2024

Fotografia mostra uma bandeira preta com o desenho de uma folha de maconha dourada e a escrita “Legalização Já”, em branco, enorme hasteada pelos manifestantes durante a Marcha da Maconha de São Paulo em 2017. Fotografia Lucas Tavares.

Coletivos antiproibicionistas se preparam para estender a bandeira da maconha e marchar pela legalização no Brasil, confira o calendário de 2024

Inspirada na “Global Marijuana March”, que começou na década de 1990, em Nova York (EUA), a Marcha da Maconha teve sua primeira manifestação no Brasil em 2002, no Rio de Janeiro (RJ). De lá pra cá, os atos públicos pela legalização se espalharam por todo o país, das grandes capitais às pequenas cidades, espalhando a semente pela normalização do uso terapêutico, adulto e sacramental da erva e, consequentemente, pelo fim da fracassada guerra às drogas.

Mas, como nem tudo são flores, as Marchas da Maconha sofreram repressões brutais ao longo dos anos, como no caso da edição de 2011, em São Paulo, que culminou em forte violência policial; e até hoje são alvos de investidas no sentido de coibir as manifestações, cujas organizações são autônomas e horizontais. Apesar disso, a Marcha da Maconha é amparada pelo Supremo Tribunal Federal, que, no julgamento da ADPF nº 187, reconheceu que nenhuma autoridade judicial, policial ou administrativa pode interpretar que a manifestação está cometendo o crime de apologia, pois o ato está garantido pela liberdade de pensamento, expressão e reunião.

Assim, a importância de marchar vai além de uma aspiração pessoal pela planta livre, mas tem a ver com honrar o caminho trilhado até aqui e reivindicar o direito, conquistado com muita luta, de manifestar a realidade que queremos.

Confira, a seguir, a lista de atos deste ano — que será atualizada à medida que novas datas forem oficialmente confirmadas — e prepare-se para fortalecer a Marcha da Maconha de sua região:

3 de março

Marcha da Maconha de Blumenau (SC)

Sob forte pressão diante de uma lei que prevê penalidade administrativa para quem realizar ou participar de “ações de apologia ao uso de drogas ilícitas”, a Marcha da Maconha de Blumenau (SC) estreou o calendário com um ato no dia 3 de março, que se iniciou na Praça do Remador.

20 de abril

Marcha da Maconha de Brasília (DF)

Com o mote “Do sagrado ao proibido: a força da mulher preta e maconheira”, a Marcha da Maconha da capital federal traz os temas de raça, gênero e liberdade para a manifestação deste ano, que acontece no dia 20 de abril. Mais detalhes a serem divulgados.

Marcha da Maconha de Volta Redonda (RJ)

A terceira edição da Marcha da Maconha em Volta Redonda acontece no dia 20 de abril, o feriado mundial da cultura canábica. O ato ainda está em fase de organização e outras informações, como local e trajeto, ainda não foram divulgadas.

Marcha da Maconha de Montes Claros (MG)

Em Montes Claros, a Marcha da Maconha também acontece no dia 20 de abril — sem mais informações por ora.

11 de maio

Marcha da Maconha de Belo Horizonte (MG)

Em Beagá, a data da Marcha da Maconha de 2024 foi definida para 11 de maio. Ainda não há informações adicionais, como horário, local e tema do ano.

18 de maio

Marcha da Maconha de Porto Alegre (RS)

A Marcha da Maconha em Porto Alegre vai às ruas no dia 18 de maio — a concentração será no Parque Farroupilha (Redenção). Outras informações sobre o ato na capital gaúcha ainda, como horário e trajeto, ainda não foram divulgadas.

19 de maio

Marcha da Maconha do Rio de Janeiro (RJ)

No Rio, a manifestação acontece no domingo, 19 de maio, com horário e local a serem definidos pela organização. As frases de ordem deste ano, “Chega de Prisões por vender e plantar maconha” e “Você é contra a violência e o preconceito? Nós também!”, dão o tom do que podemos esperar para o ato.

25 de maio

Marcha da Maconha de Niterói (RJ)

“Basta de enchentes, fogo e camburão! Favela urbanizada e com legalização” é o mote da Marcha da Maconha de Niterói, prevista para acontecer no dia 25 de maio — sem mais detalhes por enquanto.

Marcha da Maconha Campinas (SP)

No dia 25 de maio, o ativismo canábico também vai às ruas em Campinas. A concentração acontece à partir das 14h20, no Largo do Rosário, e às 16h20 começa a passeata.

26 de maio

Marcha da Maconha de Jaboatão dos Guararapes (PE)

A segunda edição da Marcha da Maconha de Jaboatão dos Guararapes (PE) acontece no dia 26 de maio, com a concentração ocorrendo a partir das 12h na Praça do Rosário.

Marcha da Maconha de Fortaleza (CE)

Em Fortaleza (CE), a Marcha da Maconha também vai às ruas no dia 26 de maio — a concentração se dará na Estátua de Iracema, a partir das 14h.

16 de junho

Marcha da Maconha de São Paulo (SP)

A maior Marcha da Maconha do Brasil, na capital paulista, vai acontecer pela primeira vez em um domingo: em 16 de junho. Trajeto, tema e horário ainda não foram definidos.

22 de junho

Marcha da Maconha de Guarulhos (SP)

Em Guarulhos (SP), a Marcha da Maconha acontece no dia 22 de junho, com encontros preparatórios definidos para 24 de março, 21 de abril e 26 de maio.

23 de junho

Marcha da Maconha de Goiânia (GO)

Pela legalização da maconha e o fim da guerra às drogas, a Marcha da Maconha Goiânia acontece no dia 23 de junho. Informações sobre a programação cultural e o horário e trajeto ainda não foram divulgadas.

Marcha da Maconha de Santo André (SP)

A Marcha da Maconha de Santo André também acontece no dia 23 de junho — informações como trajeto, horário e tema ainda não foram divulgadas.

18 de agosto

Marcha da Maconha de Bauru (SP)

No domingo, 18 de agosto, a segunda edição da Marcha da Maconha de Bauru (SP) acontece a partir das 13h20, com concentração no Parque Vitória Régia.

29 de setembro

Marcha da Maconha de Curitiba (PR)

Apesar de ainda não haver uma publicação oficial falando sobre a edição de 2024 da Marcha da Maconha de Curitiba, a data prevista para o ato é 29 de setembro.

Para incluir informações sobre a Marcha da Maconha de sua cidade, basta entrar em contato através do e-mail redacao@smokebuddies.com.br. A lista será atualizada constantemente à medida que novos atos forem confirmados.

Leia também:

Agenda SB: confira os eventos canábicos, no Brasil e no mundo, em 2024

Imagem de capa: Lucas Tavares | Smoke Buddies.

mm

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. http://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!