Búzios (RJ) inicia fornecimento de óleo de cannabis à população

Em sua primeira etapa de entrega dos medicamentos, o programa prioriza os pacientes que estão devidamente cadastrados e autorizados pela Anvisa
A Prefeitura de Búzios (RJ) colocou um marco em sua política pública de saúde mental, nessa terça-feira (5), ao iniciar a entrega de óleo de cannabis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O feito confirma o compromisso do município fluminense de colocar a qualidade de vida de seus cidadãos em primeiro lugar.
Os produtos medicinais de cannabis são distribuídos a crianças e adolescentes portadores de transtorno do espectro autista e epilepsia refratária através do programa Clínica de Cannabis Terapêutica Beija-Flor, sob coordenação da Secretaria Municipal de Saúde de Búzios.
“Esta é uma virada de página na medicina, proporcionando tratamentos mais seguros e eficazes no SUS”, comemorou o médico neuropediatra Eduardo Faveret, segundo um comunicado da prefeitura.
Leia também: Extratos de maconha melhoram sintomas do autismo, revela estudo brasileiro
O primeiro beneficiado pelo fornecimento do óleo de cannabis via SUS foi um garoto de 10 anos portador de síndrome de Down e síndrome de West — a medicação à base da planta permitirá uma redução de 50% no uso de medicamentos agressivos.
A primeira etapa de entrega dos óleos beneficia os pacientes que estão devidamente cadastrados e autorizados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), além de terem passado por acompanhamento médico e recebido prescrição para o tratamento.
Segundo a prefeitura, o programa será expandido em 2024 para atender mais faixas etárias e patologias, incluindo Parkinson, Alzheimer e controle da dor crônica, além de estabelecer um centro de pesquisa em colaboração com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Ver essa foto no Instagram
A distribuição de medicamentos à base de maconha no município de Búzios está garantida pela lei aprovada em novembro de 2021, após a realização da Conferência Municipal de Saúde, cujo tema central foi saúde mental e uma das mesas temáticas foi o uso da cannabis para o tratamento de crianças e adolescentes com o transtorno do espectro autista e epilepsia refratária.
O acesso ao tratamento vinha sendo garantido pela prefeitura buziana através de parcerias com associações de cannabis como a AbraRio e a Apepi.
A aplicabilidade e o ineditismo do trabalho realizado em Búzios rendeu ao programa de cannabis do município o primeiro lugar na 2ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde, realizada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio de Janeiro (Cosems RJ), pela Fiocruz e pelo IdeiaSUS, banco de práticas e soluções em saúde e ambiente.
Leia também:
Câmara de Ilhéus (BA) aprova projeto que inclui medicamentos de cannabis no SUS
Imagem de capa: Vecteezy / Tinnakorn Jorruang.

- Mandaguari (PR) inicia distribuição de óleo de cannabis na rede pública de saúde - 1 de dezembro de 2023
- Agenda SB: confira os eventos canábicos, no Brasil e no mundo, em 2023 - 30 de novembro de 2023
- São Paulo tem gasto recorde com cannabis medicinal para atender ações judiciais - 30 de novembro de 2023
- Regulamentação da cannabis e das associações de pacientes é defendida em audiência na Câmara - 30 de novembro de 2023
- Associação recebe capacitação em cultivo de cannabis em curso promovido pela prefeitura de Búzios (RJ) - 29 de novembro de 2023
- Senadora Teresa Leitão pede regulamentação da cadeia produtiva de cannabis - 29 de novembro de 2023