Associação recebe capacitação em cultivo de cannabis em curso promovido pela prefeitura de Búzios (RJ)

Fotografia que mostra um cultivo de cannabis repleto de top buds de pistilos cor creme e folhas serrilhadas verde-escuras, que preenche todo o quadro. Imagem: Anthony Quintano | Fickr.

Iniciativa reafirma o compromisso de Armação dos Búzios com o desenvolvimento de práticas conscientes e seguras relacionadas ao uso medicinal da maconha

A Prefeitura de Búzios (RJ) está dando uma verdadeira lição de como efetivamente promover a saúde e a qualidade de vida à população. Uma iniciativa que busca ampliar o acesso à terapêutica canábica no município deu frutos há duas semanas, quando dezenas de profissionais de uma associação de apoio à cannabis medicinal foram certificados em um curso de manuseio, cultivo e extração de óleo de maconha.

O curso, promovido pela Coordenadoria de Saúde Mental e a Secretaria Municipal de Educação de Búzios, capacitou 50 participantes abrangendo uma diversidade de profissionais, desde agricultores até biólogos, psicólogos e advogados. Este grupo dedica-se à formação de uma entidade dedicada ao plantio e cultivo da cannabis para fins medicinais: a Associação Abracadabra.

Leia também: Búzios (RJ) inicia fornecimento de óleo de cannabis à população

Participantes mostram os certificados do curso de cultivo de cannabis promovido pela Prefeitura de Búzios. Imagem: Abracadabra.

Com o tema “Pelo Direito de Plantar o Próprio Remédio”, o curso foi ministrado por Gilberto Dolejal Zanetti, que é biólogo, mestre em Ciências e Tecnologia Farmacêutica, doutor em Botânica e professor associado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), segundo informou a prefeitura buziana.

A iniciativa também contou com o apoio da Subseção de Búzios da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Búzios), através de sua Comissão de Estudo do Uso Medicinal da Cannabis, o que evidencia o compromisso da comunidade local com o acesso à informação e aos benefícios terapêuticos da cannabis.

As aulas ocorreram durante os dias 24 e 31 de outubro e de 7 a 14 de novembro, na Escola Municipal Nicomedes Theotônio Vieira, em Manguinhos.

Leia mais: Justiça derruba autorização da Apepi para cultivar cannabis e produzir extratos medicinais

Os participantes foram capacitados não apenas no cultivo da maconha, mas também na extração do óleo, sua prescrição e outros aspectos relacionados ao uso medicinal da planta.

“Este é um momento crucial para nossa comunidade, onde fortalecemos o acesso ao conhecimento sobre a cannabis medicinal. Parabenizo a todos os participantes por seu empenho”, afirmou o prefeito de Búzios, Alexandre Martins, em nota.

De acordo com a prefeitura, a conclusão do curso marca um passo significativo na busca por conhecimento e autonomia para o cuidado com a saúde e destaca o papel ativo da sociedade buziana na busca por soluções terapêuticas inovadoras e acessíveis.

O marco histórico em Búzios coincide com outro avanço na saúde pública na cidade, que foi a promulgação de uma lei através da qual o poder executivo municipal fica autorizado a conceder auxílio financeiro aos pacientes cadastrados no programa de cannabis medicinal do município, para a aquisição de medicamentos. A iniciativa busca garantir a continuidade do tratamento canábico

Os pacientes beneficiários da lei serão preferencialmente os portadores de autismo e epilepsia refratária (resistente ao tratamento), podendo o benefício ser estendido às demais patologias, como TDAH, transtorno opositor desafiador (TOD), ansiedade juvenil e esquizofrenia, a juízo da Secretaria Municipal de Saúde de Búzios.

Veja também:

Volta Redonda (RJ) beneficia cerca de 160 pacientes com programa de cannabis medicinal

Imagem de capa: Anthony Quintano | Fickr.

mm

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. http://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!