Associação em Atibaia (SP) promove tratamento com cannabis para animais

#PraTodosVerem: fotografia de capa mostra um cachorro da raça Jack Russell Terrier em fundo rosa-claro. Imagem: Victor Grabarczyk | Unsplash.

Em dois anos, mais de 2 mil tutores já contaram com a ajuda da associação Indica, em Atibaia (SP), para tratar seus animais

Tutores de animais de estimação e veterinários estão buscando produtos à base de cannabis para aliviar a dor, diminuir a ansiedade e reduzir problemas gastrointestinais e convulsões em cães e gatos. Diante dessa realidade, a associação Indica (Inclusão, Diversidade e Cannabis), fundada em 2019, há dois anos decidiu focar seu atendimento nos bichinhos. 

Leia também: Cannabis para uso veterinário pode movimentar até R$ 1,45 bi no Brasil

Localizada em Atibaia, a apenas 60 quilômetros de São Paulo, a associação já conseguiu ajudar mais de 2 mil animais de todas as regiões do Brasil. Conforme Ana Carolina Campedelli e Isabela Auricchio, que estão à frente da ONG, a Indica realiza um serviço individualizado de acolhimento, indicação de veterinários e acesso a produtos.  

“O tratamento com a cannabis nos humanos ainda gera muitas dúvidas, com os animais não é diferente. As pessoas nos procuram, muitas vezes, desesperadas sem saber como dar início ao tratamento. Ficamos muito felizes em poder ajudar e proporcionar uma melhor qualidade de vida aos animais e consequentemente aos seus tutores”, comenta Ana Carolina, que também atua como terapeuta canábica.

Lista de animais ajudados é extensa

Engana-se quem pensa que a Indica auxilia apenas animais domésticos como cães e gatos. Entre os animais que já realizaram tratamento através da associação estão espécies como porquinho-da-índia, cavalo, papagaio, canarinho e até coelho. 

“Hoje nos procuram bastante em busca do tratamento para aliviar as dores crônicas e reduzir o uso de remédios convencionais. Além disso, todos os dias aparecem casos de animais com alergias, problemas de pele, epilepsia, convulsões, artrite, artrose, ansiedade e falta de apetite”, ressalta Ana Carolina.

 

 

 

Tratamento seguro e eficaz

De acordo com Isabela, o óleo mais prescrito pelos veterinários é o Full Spectrum, que contém todos os componentes medicinais da planta. “É um tratamento com pouquíssimos efeitos colaterais, os veterinários na maioria das vezes começam com uma dose mínima e vão aumentando de acordo com a necessidade, peso e tamanho do animal.”

Isabela antecipa que os planos da associação é cultivar e produzir remédios para os associados. “Já estamos buscando junto aos advogados a autorização na justiça. Sabemos que muitas pessoas não têm condições de comprar o medicamento, nosso objetivo é democratizar esse acesso ao óleo.” 

Leia também:

Mais de 550 mil cães e gatos são elegíveis ao uso de cannabis medicinal no Brasil

Imagem de capa: Victor Grabarczyk | Unsplash.

mm

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. http://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!