Agosto sem Solvente 2022: Overgrow promove um mês de conteúdo sobre extrações

Agosto sem Solvente 2022

O Agosto sem Solvente chega em sua terceira edição com a proposta de disseminar muita informação sobre o universo das extrações sem solvente

No mês de aniversário da Overgrow, que completa quatro anos trazendo não só as soluções e equipamentos para extração, como muita informação e conteúdo para que essa cultura cresça cada vez mais, a empresa promove a terceira edição do Agosto sem Solvente, com uma programação de lives, entrevistas, promoções e muito mais. 

#PraTodosVerem: comunicação das três edições do Agosto sem Solvente. Crédito: Overgrow.

Durante todo o mês, cada semana será dedicada a um tema específico, onde iremos conversar com especialistas ao vivo, compartilhar conteúdos, soltar entrevistas, promoções e muito mais.

Na primeira semana, o Agosto sem Solvente abordará o que são as extrações sem solventes e quais suas vantagens perante a outros métodos que fazem o uso de solventes. Além disso, vamos falar sobre o cultivo com um olhar voltado para a produção de resina e os diferentes pontos de colheita.

#PraTodosVerem: Programação do mês, cada semana um tema diferente. Foto: Overgrow

Extrações sem Solventes

A cannabis é uma planta completa que sempre acompanhou a Humanidade desde os tempos mais remotos. Durante séculos, diversas culturas evoluíram sua relação com a planta, descobrindo seus usos terapêuticos e métodos de separação e extração da resina.

Mesmo sem nenhum acesso à ciência moderna, essas culturas já entendiam que era na resina que estavam concentradas todas as propriedades medicinais e psicoativas da planta.

A cannabis produz os tricomas em sua superfície durante o período de floração. Eles são compostos de uma haste e de uma cabeça, que chamamos de cabeça do tricoma. Conforme a planta se aproxima da maturação, essas cabeças se enchem de óleo composto por dezenas de canabinoides, terpenos, fenóis e outras substâncias. 

#PraTodosVerem: Foto macro dos tricomas da cannabis. Foto: Overgrow

Cada planta produz um perfil de óleo em suas cabeças de tricomas que se alteram também de acordo com a maturidade em que é colhido. Essas cabeças de tricomas, que estão presas na planta apenas por uma pequena haste, e o óleo em seu interior são o foco das extrações sem solventes. 

Alguns métodos de extração sem solvente são considerados apenas processos de separação. Como o próprio nome sugere, a separação que ocorre é justamente da cabeça do tricoma da planta e a coleta desse resultado.

Os métodos que podemos considerar como “separação” são o Dry e o ICE.

O Dry é um dos processos mais antigos que existe. Realizado com o material seco, pode ser feito com o auxílio de gelo seco ou não. Esse método utiliza apenas um movimento mecânico e repetitivo para fazer com que os tricomas se separem de sua base e sejam coletados em diferentes filtros.

O ICE, famoso Bubble Hash ou Ice Water Hash, é um processo de separação mais recente, que utiliza a água gelada como veículo para realizar a filtragem e coleta das cabeças de tricoma, podendo trabalhar com o material fresco e congelado (fresh frozen) ou o material seco. A água gelada mantém os tricomas congelados, sendo possível coletá-los com diferentes filtros, separando as cabeças dos tricomas por range de tamanhos diferentes.

#PraTodosVerem: Extração Dry à esquerda e ICE à direita. Foto: Overgrow

Outros métodos, como o Charas e o Rosin, são considerados processos de extração, pois em ambos os casos as cabeças de tricomas se rompem e o que é coletado é o óleo que está em seu interior.

No caso do Charas, a resina é coletada ainda fresca, esfregando as palmas das mãos em suas flores e coletando a resina acumulada posteriormente. Esse é o método mais antigo utilizado para coletar a resina e é feito até hoje em países como a Índia.

O Rosin, por outro lado, é o método mais recente descoberto e revolucionou toda a indústria do sem solvente. Para extrair o Rosin, utiliza-se apenas pressão, calor e tempo. Utilizando uma prensa de Rosin, como a Star Press OG, basta colocar o material (flores ou hash) no filtro escolhido, envolver o filtro com um papel siliconado (Silicone Paper OG) e fazer pressão na temperatura escolhida e pelo tempo de 1 a 5 minutos. O resultado é a resina pura e livre de contaminantes, pronta para consumo ou para infusionar em óleos medicinais.

#PraTodosVerem: Extração Rosin feita a partir de um ice na Star Press OG. Foto: Overgrow

Cultivando a resina

Quando seu objetivo é fazer hashish ou Rosin, vale a pena evoluir sua maneira de cultivar a planta, pensando sempre em maneiras de atingir o potencial máximo de produção de tricomas daquela genética.

Os tricomas possuem funções naturais para o metabolismo da planta, como a proteção de sua superfície contra os raios UV, protege as flores e sementes de insetos indesejáveis e podem reagir a outros tipos de estresse também.

Sendo assim, algumas dicas podem acrescentar muito no resultado final do seu plantio.

Considerando que os tricomas protegem a planta dos raios UV, os complementos de luz UV são bastante indicados para estimular o crescimento desses tricomas. Estudos mostram que é possível notar uma diferença superior a 10% ao utilizar esse tipo de complemento. 

#PraTodosVerem: Refletor de Luz UVB. Foto: Master Plants

Por conta dessa relação entre os tricomas e a luz, podemos notar que flores que estão localizadas mais distantes da luz, ou na sombra de outras folhas, se desenvolvem menos e produzem menos tricomas. Uma forma de maximizar a produção de flores e tricomas é utilizar o SCROG ou outros treinamentos para aumentar a área da sua copa, permitindo que toda a planta tenha acesso à mesma quantidade de luz, fazendo com que ela se desenvolva mais horizontalmente.

#PraTodosVerem: Planta cultivada usando a técnica SCROG. Foto: Overgrow

Ficou curioso e quer saber mais? Participe da nossa primeira live do Agosto sem Solvente com o Rico Tolomelli, do GrowKnowHow, pelo Instagram da Overgrow, Smoke Buddies e GrowKnowHow, na quarta-feira (3), às 19h10.

Acompanhe todas as novidades pelo Instagram!

Leia também:

Cultivando tricomas

#PraTodosVerem: imagem de capa mostra ilustração em que os sócios da Overgrow aparecem junto a um cartaz onde se lê ‘Agosto sem Solvente 2022’. Crédito: Overgrow.

mm

Sobre OverGrow

Criada em 2018, pelos sócios Felipe Del Valle e Jorge Mendes, a OverGrow Shop é uma empresa brasileira especializada em equipamentos e acessórios para extrações sem solvente, purificação e filtragem. Após muita pesquisa no segmento, a OverGrow nasce no mercado brasileiro com produtos de alta qualidade proporcionando uma experiência segura e eficiente em todos processos de extrações naturais. Seja a seco ou úmido, em alta ou baixa temperatura, por filtragem ou em alta pressão. Trabalhamos para trazer as melhores soluções para a produção de concentrados e óleos essenciais de flores ou ervas terapêuticas e medicinais. Aproveite o que a natureza tem de melhor para te oferecer. https://overgrow.shop/
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!