Ácidos húmicos e fúlvicos no cultivo indoor de cannabis medicinal

Imagem mostra parte de uma planta de cannabis e um frasco de vidro, com óleo amarelo, e um conta-gotas. Crédito: Tinnakorn Jorruang | Canva Pro.

Os ácidos húmicos e fúlvicos são compostos orgânicos naturais que podem trazer muitas vantagens para o cultivo de cannabis em ambiente indoor

Foto: Tinnakorn Jorruang

A cannabis é uma planta que requer muita atenção e cuidados durante seu cultivo, justamente por se tratar de um medicamento, a qualidade e pureza das colheitas é  algo que se torna primordial. Por isso, quando esse cultivo é feito em ambientes fechados (indoor) 100% controlados, podemos nos beneficiar da suplementação e controle nutricional proporcionado por meio destes ácidos, sendo essa estratégia uma ótima maneira de garantir que suas plantas cresçam de forma saudável e com alta produtividade. Neste artigo, vamos discutir as vantagens desses compostos orgânicos para o cultivo indoor de cannabis medicinal.

Mas e aí, você sabe o que são ácidos húmicos e fúlvicos?

Os ácidos húmicos e fúlvicos são compostos orgânicos naturais presentes no solo. Eles são formados a partir da decomposição de matéria orgânica, como plantas, animais e microrganismos. Os ácidos húmicos são compostos de moléculas maiores que requerem um período maior de degradação, enquanto os fúlvicos são compostos de moléculas menores que se diluem mais facilmente na água. Além disso, os ácidos fúlvicos apresentam mais ligações de carbono e maior potencial de troca de cátions.

Leia também – Flush: entenda a importância das técnicas de limpeza para seu meio de cultivo inerte

Ambos os ácidos têm propriedades benéficas para o crescimento das plantas, como a melhora da absorção de nutrientes, aumento da resistência a doenças e estresses ambientais e estimulação do crescimento das raízes.

Foto: Tinnakorn Jorruang

Vantagens dos ácidos húmicos e fúlvicos para o cultivo de cannabis indoor:

  1. Melhoram a absorção de nutrientes: os ácidos húmicos e fúlvicos ajudam a aumentar a capacidade das raízes de absorver nutrientes, tornando-os mais disponíveis para a planta. Isso pode levar a um crescimento mais rápido e vigoroso, além de aumentar a qualidade e o rendimento da colheita.
  2. Aumentam a resistência a doenças e estresses ambientais: as plantas de cannabis cultivadas em ambientes fechados podem estar sujeitas a vários estresses ambientais, como alta umidade, temperatura elevada, falta de luz e ventilação inadequada. Os ácidos húmicos e fúlvicos podem ajudar a aumentar a resistência da planta a esses estresses, reduzindo a probabilidade de doenças e perdas na produção.
  3. Estimulam o crescimento das raízes: as raízes são a base da planta e um sistema radicular saudável é essencial para um bom crescimento e produção. Os ácidos húmicos e fúlvicos estimulam o crescimento das raízes, aumentando a absorção de nutrientes e água, tornando a planta mais resistente a condições adversas.
  4. Aumentam a qualidade e o rendimento da colheita: quando usado corretamente, os ácidos húmicos e fúlvicos podem aumentar a qualidade e o rendimento da colheita, tornando-a mais saborosa, aromática e potente. Isso é especialmente importante para os cultivadores que desejam produzir cannabis medicinal de alta qualidade e valor medicinal.
  5. Melhoram a biodisponibilidade dos nutrientes: no solo ou meios de cultivo, eles ajudam a combater os efeitos da flutuação de pH nas soluções nutritivas, estimulando ainda mais a absorção pelas plantas dos macro e micro nutrientes mais importantes.

Como usar ácidos húmicos e fúlvicos no cultivo de cannabis indoor?

Os ácidos húmicos e fúlvicos de maior qualidade no mercado estão disponíveis, em sua maioria, na forma líquida e podem ser aplicados diretamente no solo ou adicionados à água de irrigação. É importante seguir as instruções do fabricante para a dosagem correta e frequência de aplicação.

Os melhores suplementos nutricionais húmicos do mercado são desenvolvidos utilizando matéria orgânica de compostagem de madeira reciclada, o que é uma fonte 100% orgânica e renovável. Além de extremamente puro, sendo um produto altamente sustentável.

Já a recomendação do suplemento fúlvico é certificar que o fertilizante contém matéria orgânica fossilizada de rochas leonarditas australianas, que são a fonte mais pura do mundo de ácidos fúlvicos, o que resulta em um produto altamente puro e concentrado com as melhores matérias-primas disponíveis na natureza.

Uma opção com um ótimo custo benefício é utilizar suplementação de ácidos húmicos e fúlvicos na composição de sua rotina nutricional. Isso pode simplificar o processo e garantir que a planta receba uma dose adequada desses compostos durante todo o ciclo de cultivo.

Além disso, é importante monitorar cuidadosamente as plantas para garantir que estejam recebendo todos os nutrientes necessários para um crescimento saudável. Os ácidos húmicos e fúlvicos podem ajudar a melhorar a absorção de nutrientes, mas não devem ser usados como uma solução única para todos os problemas de nutrição das plantas.

Para isso, utilize as bases NPK de fertilizantes organo-mineirais encontrados nas melhores grows shops.

Os ácidos fúlvicos e húmicos são os aditivos mais importantes que o cultivador pode incrementar em seu cultivo para obter resultados de excelência em rendimento, peso, aroma, sabor e potencial de princípio ativo.

Conclusão:

Foto: Yarygin

Em resumo, os ácidos húmicos e fúlvicos são compostos orgânicos naturais que podem trazer muitas vantagens para o cultivo de cannabis medicinal em ambiente indoor. Eles podem ajudar a melhorar a absorção de nutrientes, aumentar a resistência a doenças e estresses ambientais, estimular o crescimento das raízes e aumentar a qualidade e o rendimento da colheita. Quando usados corretamente, esses compostos podem ser uma ferramenta valiosa para os cultivadores que desejam produzir cannabis de alta qualidade e valor. Certifique-se de seguir as instruções do fabricante e monitorar cuidadosamente suas plantas para obter os melhores resultados possíveis.

A recomendação é utilizar o suplemento fúlvico para cultivos em meios inertes como: hidroponia, fibra de coco e qualquer tipo de substrato inerte como por exemplo, turfa com perlita. Já o suplemento húmico é mais indicado para cultivadores que utilizam solo e substratos orgânicos como meio de cultivo, devido sua ação mais prolongada e duradoura.

Busque os toda a linha de fertilizantes e suplementos nas grows shops de todo o território nacional e se surpreenda com os resultados de suas colheitas, para além das bases de nutrientes NPK.

Leia também:

LED: a tecnologia como aliada do cultivo indoor de cannabis medicinal

Foto de capa: Tinnakorn Jorruang.

mm

Sobre Master Plants

A Master Plants é fabricante, importadora e desenvolvedora de soluções em tecnologia e nutrição para cultivos indoor, outdoor e estufas agrícolas. A empresa se destaca no cenário nacional como uma das principais distribuidoras de iluminação LED de alta performance, assim como, "Fertilizantes Premium" para cultivos avançados.
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!