De usuário a paciente: como ter acesso legal à maconha no Brasil

Farmácias, associações de pacientes, importação e salvo-conduto para cultivo doméstico são os caminhos abordados no e-book sobre acesso legal aos produtos e flores de cannabis, confira

Toda maconha é terapêutica. Partindo dessa premissa, todo usuário é um paciente em potencial, e uma vez que o uso medicinal já é uma realidade no Brasil, a Smoke Buddies reuniu em um e-book gratuito as vias de acesso à cannabis legal no país.

Leia também: Detox: como reduzir o consumo de THC sem abrir mão da cannabis?

“Hoje, além da possibilidade de adquirir os mais variados produtos à base de cannabis nas farmácias, nas associações ou via importação, é possível também judicializar o acesso, seja por ações de custeio desses produtos pelo SUS ou plano de saúde, seja pela impetração de um Habeas Corpus, que permite ao paciente cultivar e produzir o próprio remédio”, diz Dave Coutinho, CEO da Smoke Buddies.

Embora os caminhos sejam diversos e variem de acordo com vários fatores, como a condição médica e os custos, por exemplo, o primeiro passo começa no consultório médico. Entender de que forma a cannabis pode ser uma ferramenta terapêutica para cada condição e definir um tratamento que contemple a opção mais adequada é importante para quem deseja se tornar paciente de cannabis.

A partir daí, é possível traçar as possibilidades de acesso legal à maconha com fins terapêuticos: da simples compra com receituário nas farmácias à judicialização, por meio de ações de custeio ou impetração de Habeas Corpus para o cultivo — as quais estão explicadas no documento.

E, uma vez garantido o acesso à cannabis, seja produtos derivados ou a flor in natura rica em CBD, que pode ser adquirida legalmente via importação, o paciente ainda precisa se atentar a alguns cuidados, como não compartilhar os produtos com terceiros ou certificar-se de portar os documentos que provam a origem lícita da cannabis terapêutica.

Eleve-se!

O e-book “De usuário a paciente: como ter acesso legal à maconha no Brasil” é uma iniciativa da Eleve, linha de flores de cannabis ricas em CBD, para uso terapêutico, da Smoke Buddies em parceria com a Just Hemp CBD, disponível para pacientes brasileiros mediante prescrição médica e autorização de importação pela Anvisa. Para saber mais, acesse elevecann.com.br.

Leia também:

O barato do CBD

Conheça as propriedades terapêuticas de três cepas de maconha ricas em CBD

#PraTodosVerem: imagem de capa mostra foto de vistosas inflorescências de cannabis prontas para consumo em um fundo cinza com formas das folhas.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!