Em sua coluna, a Dra. Amanda Medeiros responde às principais dúvidas de leitores da Smoke Buddies sobre cannabis e saúde
Médica prescritora com certificação internacional em medicina canabinoide e experiência prática em clínica geral integrativa, a doutora Amanda Medeiros compartilha seu conhecimento sobre questões ligadas à saúde em que a cannabis pode funcionar como ferramenta terapêutica.
Leia também: Como a cannabis atua no TDAH?
Mas, atenção: a informação compartilhada NÃO é uma orientação médica para todos os casos semelhantes — se você se identifica com a situação, consulte um médico sobre sua condição.
Tem alguma dúvida relacionada à saúde? Escreva para redacao@smokebuddies.com.br e envie sua pergunta para a Dra. Amanda.
“A cannabis pode ajudar a prevenir ou tratar câncer de pele?”
Não li nenhum estudo que fale especificamente sobre o poder da cannabis na prevenção do câncer de pele, então diria que precisamos de mais investigações científicas a respeito do tema. O câncer de pele é prevenido com algumas medidas, como o uso frequente do filtro solar, restrição à exposição ao sol nos horários de maior incidência de raios UV e hidratação, da pele e do corpo.
Em relação ao tratamento, sim, temos mais robustez de evidências para dizer que a cannabis pode atuar no alívio dos sintomas de pacientes submetidos ao tratamento de câncer, em geral: alívio da dor, melhora do sono e do apetite, diminuição de comportamentos ansiosos, entre outros. Ou seja, seria mais um adjuvante ao tratamento protocolar no combate ao câncer de pele.
Imagem de capa: Iqbal Nuril Anwar | Pixabay.
Leia também: