Festival Raro de Cinema estreia no Cine Brasília, em 29 de outubro, com três filmes que abordam o uso terapêutico de maconha
O Cine Brasília, primeiro cinema construído na capital do país, projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1960, recebe entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro a primeira mostra de cinema do Brasil dedicada exclusivamente a filmes que abordam a realidade das pessoas que convivem com doenças raras. O Festival Raro de Cinema traz uma programação com histórias emocionantes que convidam o público a enxergar essas condições sob novas perspectivas. O evento é gratuito, com classificação indicativa para maiores de 14 anos.
“Queremos sensibilizar o público e mostrar que, mesmo sendo raras, essas doenças afetam um número significativo de pessoas e trazem desafios diários que muitas vezes são invisíveis para a sociedade”, destaca o jornalista e curador da mostra Guilherme Vicente de Morais, que selecionou filmes que vão além do entretenimento, gerando reflexão sobre inclusão e saúde pública.
Entre os títulos que serão exibidos, três filmes têm a cannabis como coadjuvante:
“Ilegal” completa 10 anos desde sua estreia e é considerado um marco audiovisual sobre a mobilização social pela democratização do acesso ao tratamento com cannabis. O documentário conta a história de um grupo de mães que lutavam para tratar seus filhos com um remédio derivado da maconha, cuja importação ainda era proibida no Brasil.
“O Outro Mundo de Sofia” é um mergulho na luta da família de Sofia, menina com uma síndrome rara para a qual o tratamento com cannabis é um caminho – cheio de obstáculos. O documentário mostra a trajetória de sua mãe, Margarete Brito, que fundou a primeira fazenda de maconha no Rio de Janeiro.
“A Planta” é um documentário dirigido por Beto Brant que traz perspectivas sobre o uso terapêutico da cannabis na vida de vários pacientes e seus familiares, e como isso vem provocando efeitos no atendimento médico e na pesquisa científica.
Serviço – Festival Raro de Cinema
Local: Cine Brasília 106/107 Sul
Data: De 29/10 a 01/11
Horário: Das 9h às 17h
Ingresso: Gratuito
Programação completa AQUI.
Foto de capa: Divulgação | Documentário Ilegal.
Leia também: